sábado, 28 de janeiro de 2017

Salomão - Futuros, Cuidados e Preguiça

Resultado de imagem para rei salomãoHoje pela manhã cedo, concluir a leitura de Eclesiastes. Nestes meus 54 anos de vida, eu consegui ler a bíblia toda somente 8 vezes. Por sinal, muito pouco para quem tem muitos e muitos anos de caminhada cristã. Creio eu, que é a preguiça, e ou, negligência mesmo. 

Conhecemos pessoas que com a mesma idade já leram trinta, quarenta, vezes. Há pessoas próximas a mim, que todo ano lê, com prazer, com alegria, com dedicação e disciplina, toda ela. No ano passado li, de trás pra frente. Este ano, tô tentando por autores dos livros, e comecei então pelos Salmos, ( por sinal, são muitos autores.) mas, creio que grande parte deles, foram escrito ou em homenagem ao rei Davi, ou ele mesmo compôs letra e música, e organizou o livro de cânticos dos judeus. Posso está até especulando isso. (Rsrs) 

Agora, passamos por Provérbios, anotamos muitas coisas, ( ficarão para depois) mas, eu sempre quis, comentar, pensamentos, ideias de pessoas importantes que deixam bons ensinos, bons legados há muitos, como eu, e você. Salomão, foi um destes, e vamos por aqui comentando, refletindo neste livro de sabedorias. Hoje, me saltou aos olhos, alguns versículos que vou está destacando aqui, na Bíblia NBV. Eclesiastes 9:1" Dediquei-me a entender tudo isso e cheguei a conclusão de que os homens bons e os que respeitam Deus dependem: ele sabe o que os espera, inclusive o amor e o ódio. O homem não sabe o que vai acontecer no seu futuro, mas, isso não faz diferença." Não é novidade para ninguém que ninguém conhece o que vai acontecer amanhã, nem consigo mesmo, e nem com o outro. Isto, no final, não vai fazer nenhuma diferença, como disse o sábio. Mas, mesmo assim, muita gente ainda corre atrás dos seus "gurus" de pessoas, ou instituições que prometem bençãos, ou que ficam prevendo futuros. (Coisas boas, o bônus, porque o ônus, poucos querem) 

O sábio mais conhecido de toda história, disse que ninguém sabe, e nem muda os desígnios de ninguém. Na continuação deste texto, ele deixa claro isso. No capítulo 10, no verso 8, ele coloca de maneira clara " Quem cavar um poço pode acabar caindo nele! Quem for derrubar um muro pode ser mordido por uma cobra." ( Não sei se naquela época, atrás dos muros tinham muitas cobras) Mas sei que esta verdade, é universal. Você pode hoje, está criando ou fazendo coisas para prejudicar, ou para ser mais "sabido' que alguém. Cuidado! Isto pode ser para o seu próprio uso mesmo, e com o mesmo fim que você havia proposto no seu coração para o outro. Neste mesmo capitulo, no verso 10 ele diz: " Um machado sem corte, exige que o lenhador faça força dobrada; mas quem é sábio, planeja antes de sair." Cuidado muito cuidado para não sermos tolos, naquilo que propomos a fazer. Façamos com inteligência, com foco para economizar tempo, dinheiro, dores de cabeça. Antes, analisando todas as possibilidades de erros e acertos para não nos cansar ou adoecer atoa. 

Outra lição que me saltou aos olhos, dentre muitas, é o verso 18 deste mesmo capítulo." O telhado da casa do preguiçoso se enverga; e por não conserta-lo, a casa fica cheia de goteiras e acaba caindo" Gente, nestes 35 anos de ministério pastoral, eu, como esposa de pastor, tenho o privilégio de conhecer muita gente, de ir as muitas casas destes amigos, e lá, termino ouvindo reclamações e insatisfações de muita gente. Como eu já ouvi reclamações de maridos negligentes! Como eu já ouvi reclamações de esposas preguiçosas! Esposas que não cozinham em casa, ( preguiça) que não cuidam de suas casas, ( bagunça). Maridos, que dão muito mais valor, ao seu som, ( naquele tempo dos três em um, com caixas grandes, lembram?) aos seus carros, aos seus trabalhos, aos seus amigos etc, etc Este telhado da casa deste preguiçoso aí, pode significar muitas destas coisas. Quantos lares caem, porque os donos deles, foram preguiçosos na restauração, nos cuidados dos detalhes, do dia a dia...Não se incomodaram com as goteiras de um dia, outra goteira de outro dia, nas chuvas e tempestades, da vida? Falando: " deixa, aí, depois eu faço, amanhã eu arrumo, amanhã eu falo, amanhã eu vou, e por aí vai.... Antes que o telhado se envergue, vai cuidando com carinho, devagarinho dos pequenos detalhes. 

Aprendamos com o sábio Salomão. Deus, vos abençoe!! Em tempo.... Mais textos, pequenos trechos, me saltaram aos olhos ainda nos capítulos 11 e 12, mas, ficarão para um outro dia. Até mais!!  (Facebook)

Nenhum comentário: