quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A pergunta e o Choro de Neemias

Resultado de imagem para neemias e o reiMe saltou aos olhos na leitura de hoje. Estaremos estes dias com Neemias. Neemias, era o copeiro de Artaxerxes, rei da Pérsia. Em Esdras, o rei era Ciro. agora, nesta nova etapa, vivida por Neemias, este, era o rei. Vocês, estão lembrando que o povo judeu, continuava escravizado em babilônia. Este retorno às suas culturas, às suas terras, acontece, por etapas, se não me engano em três momentos na história. 

O destaque de hoje, vai então para Neemias. No capítulo 1, tem uma narração, onde o irmão de Neemias, e mais alguns outros homens que já haviam voltado à Jerusalém, vieram visita-lo. A pergunta de Neemias foi: " Como estão os judeus que restaram, aqueles que voltaram do cativeiro, e como está Jerusalém?" Verso 3. " Eles responderam: as coisas por lá não andam nada boas; os que sobreviveram ao exílio e estão de volta na província de Judá passam por grande aflição e humilhação. Os muros de Jerusalém ainda estão derrubados, e as portas estão destruídas pelo fogo" Início do versículo 4 diz:" Quando ouvi o que eles disseram, sentei-me e chorei." 

Que pergunta fazemos aos nossos parentes, aos nossos irmãos, aos nossos amigos? Ou, nem isto fazemos mais... Não queremos perguntar, para não nos comprometer, né? Quantos de nós, não nos preocupamos mais com a dor do outro, que está ao nosso lado. Olhamos tão somente para o nosso próprio umbigo, inclusive a igreja de Cristo. ( filhos, cônjuges, clientes, os mais chegados. Somente estes, são os escolhidos por nós.) A resposta, muitas vezes não nos agrada, especialmente se ela vier acompanhada de derrotas, dor, e tristeza. Você, ainda está tendo a capacidade de chorar com os que choram? 

Neemias, ainda escravo em babilônia, copeiro do rei, deixa as suas dificuldades, em segundo plano, senta, e chora por Jerusalém, por seus parentes e amigos ali. As dores, as saudades, os problemas que nos atingem, são pra serem chorados, lamentados, vividos. Somos apenas seres humanos. Não tenham vergonha deste momento de fraqueza, e aparente derrota. Isto, nos faz bem. Isto, nos faz mais sensíveis. Isto, nos faz trabalhar valores, nos faz amadurecer, nos faz tomar atitudes. 

PS. Deste livro, trarei 5 lições para o nosso viver diário. Fiquem atentos! Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: