quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Deus nos Usa Sempre

Imagem relacionadaMe saltou aos olhos! 

Penso que é do conhecimento de todos os cristãos, a história da rainha Ester. Esta jovem, estava na terra de Susã, escrava judia, sobrinha de Mordecai, quando tudo aquilo aconteceu com a eis rainha Vasti, agora esquecida por todos. 

Os conselheiros do rei então, estavam encarregados de procurar uma nova rainha para o rei Xerxes. Baixou-se um decreto para os líderes das províncias procurarem moças bonitas, virgens, para virem morar no palácio, para que o rei pudesse escolher dentre elas, uma esposa, para se tornar rainha. E, Ester estava morando com seu tio Mordecai, em Susã. Foi então levada ao harém, e Hegai, o encarregado do local, viu muita beleza nela, e logo quis agradá-la. As instruções para estas moças ficarem aptas, prontas para o rei; elas teriam que passar seis meses com tratamento de óleos de mirra, e mais seis meses, com perfumes e unguentos especiais. Só então, poderiam ir conhecer e estar com o rei. 

Muitas já haviam se apresentado e, agora, era vez, de Ester. Diz o texto, que logo que o rei viu, se agradou dela, pela beleza e simpatia. Também diz o texto, que todos se agradavam dela. Então, faço a seguinte análise: simpática, agradável, prosa boa, humilde. Porque, para cair na graça de todos, havia muito destas características. Não esquecendo da beleza, porque esta, vocês sabem, era fundamental. Quem não gosta de viver ao lado de gente assim? Bem humorada, feliz, pessoa que contagia as outras, com coisas boas? Diz a Bíblia, que ela era assim. 

Os judeus entendiam, que ela fora colocada ali por Deus, estrategicamente para interceder, e ajuda-los, na sua libertação. E, muitos sabem, que houve ali, dias muito difíceis para o dia a dia de Ester. O líder maior do rei Xerxes , passou a odiar os judeus mais ainda, porque o tio de Ester, Mordecai, não se curvava a ele. ( o judeu, entende até hoje, que só se deve honrar, adorar e reverenciar, Jeová, o todo poderoso, e não a homens.) Hamã, o líder do rei, então se enfureceu, e bolou um plano para destruir os judeus, e este plano, iria culminar, com a morte de muitos judeus espalhados por todas aquelas 127 províncias. Mas, antes, aconteceria o enforcamento do próprio Mordecai. ( Até então ninguém sabia que a rainha Ester, era judia.) Estava tudo dando certo, no plano de Hamã, até a hora que Ester, resolveu então, interferir. 

Ela usou de estratégias interessantes. Primeiro: não se desesperou. Ouviu tudo que seu tio sabia, e começou então, pedir a orientação de Deus, para as suas decisões. Segundo: se cercou de pessoas da sua confiança, e delegou responsabilidades. (Quando somos nobres, acolhedores com gente, tenham certeza, atraímos pessoas iguais. Leais, disponíveis, e nobres também.) Terceiro: foco. Não poderia se distrair com outras atividades, outras coisas, outros afazeres. ( Tem pessoas tão desorganizadas, que abraçam o mundo, se cansam fácil, e não produzem nada.) O seu povo, precisava dela, e era urgente! Todas as suas energias e atenção, foram voltadas para aquele fato. Quarto: organização, planejamento. Uma coisa de cada vez. No caso dela, um convite para um jantar, e um pedido ao rei. Depois, um almoço, e a colocação dos fatos. Quinto: dependência total, no descansar em Deus. Se for da vontade de Deus, tudo bem. Se não...tudo bem também. Deus, trabalha de muitos jeitos, o tempo todo conosco. Isto quer dizer, que Ele, é intenso e criativo. Muitas maneiras. 

Qual tem sido a sua maneira de agradá-lo? Qual o grau de intensidade da sua adoração? Sim! Porque em, Hebreus,1:1. diz: "Havendo Deus, falado muitas vezes, e de muitas maneiras diferentes, aos nossos pais....." Quer dizer, um Deus, com muita intensidade para com os seus, e muita criatividade também. Ester, o adorou, honrou, e trabalhou para Ele, o tempo todo, enquanto ficou do seu tempo ali. De muitas maneiras, na coletividade, porque, o sentido de Deus, é o reino Dele. Não é um culto, uma adoração particular. "Tu no seu cantinho, e eu no meu." Não! Nesta história da rainha Ester, nós aprendemos que Deus, supre todas as nossas necessidades, em coisas que nem pensamos. Coisas que nem pedimos. 

Nós mulheres cristãs, temos grandes capacidades! Grandes habilidades! A Bíblia está repleta de mulheres especiais, com exemplos lindos! Até hoje, os judeus celebram a festa do Purin. São dias de muita reflexão, e celebrações para este povo. Talvez, não tenho muita certeza, esta seja, a maior festa judaica. Ela foi iniciada com a participação direta da rainha Ester. 

Todos nós podemos e temos missões especiais para o REINO Dele. 
Qual tem sido a sua? 

Por hoje é só. Fiquem com Deus! 
Concluímos aqui, o livro de Ester. 

Nenhum comentário: