segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Somos Muito Levianos

Imagem relacionadaMe saltou aos olhos! 

Nós somos os mesmos, ontem , hoje, e daqui mil anos. O ser humano, não vai ter jeito nunca! Somente na plenitude de Deus, para aqueles que acreditam como eu, no Céu Eterno. 

Vocês, acreditam que depois de tudo que eles passaram no cativeiro em babilônia, mais de quatrocentos anos de escravidão, sem direito a nada, eles voltam a fazer, o mesmo percurso das irresponsabilidades com os costumes, com suas práticas, com a sua fé, com o seu povo? Depois de Esdras, depois de Neemias, e outros líderes terem organizado tudo em Jerusalém, terem deixado tudo funcionando, segundo os propósitos de Deus, como eles entendiam e acreditavam, Neemias, teve que voltar a babilônia, para concluir seus negócios. 

Passados alguns anos, quando retornou a Jerusalém, o povo já tinha se corrompido novamente. Já estavam profanando o templo, já estavam em coluio com os adversários, já estavam quebrando as alianças feitas entre eles mesmos, e Deus. Capítulo 13:27 " Como permitiremos isso? Como podem cometer essa terrível maldade e ser infiéis a nosso Deus? verso 30 do mesmo capítulo. " Assim purifiquei o povo de tudo que era estrangeiro, dei tarefas para os sacerdotes e levitas e determinei a cada um o trabalho que tinham que fazer." Labutar com gente já é muito difícil. E, labutar com o desobediente, faccioso, corrupto, ganancioso, é pior ainda. Eles tem treitas de "dez jegues" juntos, como se diz lá no Piauí. 

Aqueles a quem Deus levanta como líderes destes, sofrem muito! Por que? Se desgastam muito, adoecem, e perdem tempo e energia com gente que não vai mudar. Gente, que nunca vai somar, gente, que nunca vai abençoar, cuidar de ninguém. Estes, só sabem sugar, usufruir, tirar proveito daquilo que mais lhe interessar no momento. Por que no momento? Porque o "saco da usura" de pessoas com estas características, nunca enchem! Aquele povo, chamado, de "Povo de Deus" estava muito longe dos caminhos, dos propósitos de Deus para as suas vidas. 

Graças a Deus, há sempre um remanescente. Pessoas de Deus mesmo, comprometidas com Ele, e que não se dobram, e nunca se dobrarão aos erros, ás injustiças. Vocês acham que hoje é diferente? Que pena! Não é. Somos assim exatamente. Enquanto houver interesses de nossa parte, estamos nos fazendo de irmãos, cordeiros, bonzinhos, ajudadores ás vistas de quem nos interessa. Exemplos dentro da política:" torço, faço campanha para um prefeito, grito etc". Este, perde as eleições, aí, eu não tenho nenhuma devoção ou respeito por ele. Vou agora adular, implorar, me humilhar para o outro. Por que? Interesses particulares. ( farinha pouca, meu pirão primeiro.) "Correr atrás de algum benefício, porque não posso ter prejuízos". 

Na igreja: não vou ás missas, não vou aos cultos semanais, não me envolvo em nada em prol daquela comunidade. Mas, quando os problemas me cercam, como doenças, morte, tristezas profundas, desajustes no meu lar, aí eu corro para pedir ajuda. Orem pelo meu filho, orem pelo meu casamento, façam uma corrente por isso, façam uma corrente por aquilo, me acudam! Mas, o Deus da adoração coletiva, da ajuda mútua, de caminhada cristã, o Deus do cotidiano, de plantar os frutos bons, para colher coisas boas, não. Isto, eu não tenho tempo. Isto me cansa! Isto me dá trabalho! isto é chato! 

Pergunta: em que somos diferentes daqueles irmãos, de mais de mil anos atrás? Se Neemias vivesse nos dias de hoje, como estaria? Estaria passando as mesmas raivas e decepções. Foi assim lá em Moisés, lembram? O pobre do líder sobe no monte Sinai, para ficar um pouco mais perto de Deus, para tomar algumas atitudes melhores, com a cabeça mais tranquila, decisões essas, para o bem deles mesmos, o que eles fazem? Um lindo bezerro de ouro, para a adoração. Porque todos os livramentos dados por Deus, naquele momento, não estavam servindo mais." Moisés não está aqui....Agora, é do nosso jeito". 

Há porventura alguma semelhança, com o que estamos presenciando em Vitória, capital do Espírito Santoo?" Não tem polícia, não tem comando? Vamos ser ruins! Vamos ser o que somos! Vamos matar, quebrar, roubar e destruir." Como será que, os outros me veem? Como eu, me vejo? Como Deus, me vê? Esta é a nossa reflexão para hoje. 

Terminamos aqui as reflexões sobre o livro de Neemias. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: