sábado, 4 de março de 2017

Dia 3... da Mulher - Assertividade Feminina

Imagem relacionada
No mês de março, estamos refletindo a importância da mulher, em todos os seguimentos da vida. Escolhi para as reflexões, mulheres da Bíblia.


Hoje, vamos conversar aqui neste espaço, sobre situações onde mulheres de Deus, ou mulheres usadas por Ele, marcaram suas presenças de forma definitiva na vida de uma pessoa. Para tanto, mencionamos um personagem, que não é nada mais nada menos, do que um dos maiores líderes do povo hebreu, Moisés. Com todo o respeito a quem pensar o contrário...

A vida, o aprendizado, a personalidade, a liderança, tudo só foi possível na vida de Moisés, porque mulheres bem centradas, destemidamente bem sucedidas nos seus planos, suas tarefas, fizeram acontecer. Nas mais variadas funções, e posições, haviam mulheres inteligentes, e amorosas, nos cuidados para com ele. Claro que Deus, estava no controle de tudo.

Posto isto, inicio com uma ordem que foi dada para duas parteiras. Seus nomes? Sifrá e Puá. A ordem do rei, no Egito, era que elas, ao fazerem os partos de mulheres hebreias, matassem os bebês, do sexo masculino, para que o contingente hebreu, não crescesse, não se expandisse. O que elas fizeram? Não mataram nenhum bebê, deixavam todos nascerem com vida, e ainda ajudavam na qualidade de vida. Quando foram arguidas pela guarda real, responderam: as mulheres hebreias, são mais saudáveis, que a grande maioria, das egípcias. E, estas, tiveram seus filhos, e nem ficávamos sabendo, não precisavam de nós. Diz o texto bíblico, que por causa disso, o povo continuou crescendo. E, Deus, os abençoou. Mulheres inteligentes, e piedosas.

Próxima mulher de destaque neste mesmo contexto, foi Joquebede, mãe de Moisés. Mulher, ousada, inteligente, sensível, amorosa, protetora. O choro do seu filho, começou a ficar forte, poderia ser ouvido pelos inimigos. Ela então, bolou um plano que todos já conhecem. Fez um cesto, betumou para não entrar água, colocou o menino no Nilo, próximo de sua casa, e pediu uma outra mulher especial de nome Miriam, irmã mais velha, para que ficasse por ali de olho no bebê, para ninguém fazer-lhe nenhum mal.
Esta adolescente, bem ensinada, bem instruída, quando vê que em sua direção, estão vindo a filha do faraó, e suas criadas tomarem banho no rio, ficou mais esperta ainda, ("mal" de mulher).

Nós sabemos, que esta outra mulher, da nobreza, também tem coração generoso, humano. Quando viu o menino, e este, estava chorando, diz o texto, que ela sentiu compaixão. Versículo 7, do capitulo 2.

"A senhora quer que eu vá buscar uma ama de leite hebreia, para criar o bebê?" E, vocês, conhecem a história, e sabem, que ela foi buscar a sua própria mãe. A filha do faraó , pediu então a Joquebede, que criasse o menino para ela, e ela lhe pagaria pelo trabalho. Ela, abriu portas, amou, e educou o menino, da melhor forma, com tudo que ele tinha de direito, dentro dos aposentos reais.

Quantas mulheres diretamente, aparecem na formação do caráter, na preparação para a vida de Moisés! Quantos momentos e contextos de livramentos, de combinações, de parcerias, para o crescimento da cultura de um povo! Nós mulheres somos assim. Nós fazemos acontecer coisas grandiosas na vida daqueles que nos deixam brilhar, que nos deixam viver com qualidade. Todos estes que nos respeitam e acreditam em nós, saem ganhando muito! Toda mulher criatura de Deus, nas mãos do seu Criador, produz muito.

Nenhum comentário: