quarta-feira, 1 de março de 2017

Jó e Seus Males

Resultado de imagem para jóMe saltou aos olhos! 

Quando Deus, declara, que na terra, Jó é um dos mais íntegros e justos homens da terra, (isto no entendimento de Esdras, seu autor), então em um diálogo de Deus, e Satanás, Deus autoriza para "testes" com a fidelidade de Jó para com Deus, que Satanás poderia então perturbar Jó, em perdas de patrimônio, e família, mas, que não tocasse na pessoa de Jó. (verso 12 do capítulo 1) 

No contexto deste capítulo primeiro, no início dos versículos, Satanás, entende, e acredita que Jó só era bom, e fiel a Deus, porque Deus, tinha sido misericordioso com ele, lhe dando tantos filhos saudáveis e muitos recursos. Jó tinha uma vida muito abundante, e só, por causa disso, ele, Lhe era, tão fiel. Aí então vocês sabem, Deus, autoriza as provações em Jó. E, começa, o tormento. Jó perde então TODOS os empregados, TODO seu patrimônio, e TODOS os filhos morrem. (coloquei em letra maiúscula, porque diz a Bíblia, que foi tudo mesmo) No verso 21 do capitulo 1 Jó fala:" Saí nu do ventre da minha mãe, e nu vou partir. O Senhor deu, o Senhor tomou de volta; louvado seja o Senhor!". 

Quantas lições verdadeiras podemos estar aprendendo aqui! 1ª lição. Geralmente pessoas más, maledicentes, acham ou pensam que as pessoas boas, íntegras, nobres, só se comportam assim, porque a vida delas foi fácil, porque são pessoas ricas, porque tem uma vida com fartura. Esquecem que isto tudo é de dentro para fora, é da alma. Nada disso acontece pelas circunstâncias, pelo externo, pelo que se possui. É algo muito mais sublime! É Deus, que coloca em cada ser, que se permite ser trabalhado, esta felicidade plena. 

2ª lição. Pessoas infelizes, angustiadas, invejosas, sempre irão trabalhar para aumentar o seu time. Não é possível, que só um grupo pequeno sofra, então estarão sempre a procurar um jeito de atacar, atingir aquilo, ou aqueles que lhe incomodam. Não foi diferente com Satanás e Jó. " Como pode ter alguém tão fiel, tão honesto, tão íntegro, tão feliz?" " Vamos dar um jeito". 

3ª lição. O caráter de Jó, os olhos de Jó, a alma de Jó, não estavam firmados nas coisas terrenas. Nos seus bens, (riquezas) nos seus empregados, (conforto) nos seus filhos (projetos terrenos). Os olhos, o coração, a mente de Jó, eram voltados para o reino de Deus, para seu lar eterno, para as coisas celestiais permanentes, e não para efêmeras, passageiras, aqui da terra. 

4ª lição. Jó nunca, no mais profundo dos seus sofrimentos, perdeu o foco. Prestem atenção! "Saí nu do ventre da minha mãe". (constatação, conclusão)." O Senhor deu, e o Senhor tomou de volta", (resignação, abnegação). Louvado, ou bendito seja o nome do Senhor. (libertação, adoração). É fácil? Claro que não. Mas, é perfeitamente possível. Quando colocamos em prática os muitos textos bíblicos, onde somos convocados, a tirarmos o olhar dos nossos próprios interesses , do nosso "umbigo", das coisas materiais, das idolatrações dos nossos. Vamos colocando pela fé, facilmente este texto em prática. "Todas as coisas cooperam juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, segundo os seus propósitos." (Rm.8:28). Poderíamos ficar citando aqui, vários textos, e sei que vocês também conhecem muitos deles, para o embasamento desta linda lição de fidelidade e compromisso de Jó, para com Deus. Mas, estamos ficando por aqui, deixando que a Bíblia nos fale, através dos ensinamentos deste livro. 

Fiquem com o Senhor! Até a próxima! (Facebook)

Nenhum comentário: