quinta-feira, 30 de março de 2017

Um Quarto Amigo de Jó

Resultado de imagem para eliu jó


Me saltou aos olhos, Um quarto amigo de Jó. 

Jó, desde que estes amigos chegaram para aquela visita, que ele ouvia muitas reflexões, mas, também ele dizia, ele respondia. Sabem porque? A língua, e a mente de Jó, estavam em perfeito estado de uso. Cada coisa que os amigos colocavam pra ele, ele se defendia, e falava muito. Então, neste tempo todo de conversas, de conselhos, de réplicas e tréplicas, este, mais jovem amigo, de nome Eliú, se manifestou. 

No capitulo 32, no verso 6 ele começa:"Eu ainda sou jovem, e vocês são idosos, por isso esperei, com receio de dizer o que pensava. (verso 7) " Pensei comigo mesmo: É melhor deixar que os mais velhos falem, para ensinar a sabedoria" Isso não aconteceu. Eram muitas palavras ao vento, carnais, imaturas, palavras de egocentrismo. O Ego de cada um daqueles homens, estava se confrontando. Cada um queria ser mais sábio, mais "santo" mais justo. E, Eliú então, vai refletindo e elaborando com todos ali, as verdades sensatas daquele contexto. Chegando a conclusão simples, humana, humilde de que: nada mais é, que a soberania e vontade de Deus se fazendo se estabelecendo ali, na vida de Jó. 

Com um objetivo muito maior, para uma série de aprendizados, e de crescimento humano. Ele então, resume tudo aquilo, numa espécie de 'justiça própria" de Jó. Auto piedade. "Logo eu, Senhor, justo, íntegro, bom, obediente, "servo" como posso ser tratado por Ti, sem amor, sem misericórdia, sem uma deferência...?" Aquela mania que todos temos, de querer um tratamento vip, diferenciado, "filhinhos de papai"; porque nos achamos importantes, porque nos achamos ricos, porque cooperamos mais, porque contribuímos mais... Aquela velha mania de egolatria, não sei se vocês conhecem alguém assim, conhecem? 

Ate´que Jó chegou a uma simples e corajosa conclusão, no capitulo 42, no verso 4. "Antes eu só o conhecia de ouvir falar, mas agora eu vejo o Senhor com os próprios olhos." verso 6" Por isso eu me arrependo de tudo que eu disse; de tudo que eu pensei, eu estou envergonhado, e me cubro com o pó das cinzas." Diz o texto na continuação, que Jó conseguiu orar por eles, por seus inimigos, Diz no final do capitulo 42, que Deus, lhes abençoou em dobro, com netos e bisnetos, e Jó morreu depois de 140 anos destes fatos acontecidos. E, morreu feliz. 

Nesta vida, todos nós passamos por decepções, por angústias, muitas agruras mesmo. Deus, tem o controle de todas elas, e nos sustenta, e não vai nos tirar delas. Mas, vai nos dar a capacidade de vive-las, sem esmorecer, sem sairmos derrotados. Deus, cuida muito de nós, apesar, de muitas vezes, não termos esta percepção. 

Que Ele nos fortaleça a todos! Fiquem com Deus!



PS Muito cuidado com as pessoas que escolhemos para estarmos bem perto. As vezes erramos, e escolhemos pessoas, que nos adoecem. Amigos, são amigos! Nos acolhe, e nos acolherá sempre, apesar de nós.

Nenhum comentário: