quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Hospedar!

Resultado de imagem para hospedar

Acolher, acomodar,albergar, alojar, asilar, agasalhar, domiciliar. Há um texto na Bíblia, que diz, que quem acolhe em casa, pode estar hospedando anjos. Na primeira carta de Pedro, diz algo que sempre me chamou a atenção... não sei se é porque cresci numa casa que hospedava demais! Minha mãe e meu pai, sempre tiveram sua casa aberta para acolher pessoas. Não era uma casa funcional, não era tão fácil, porque tinham muitos filhos, não era porque tinham condições, não era por qualquer interesse outro, mas, era porque os dois, são hospitaleiros, hospedeiros, gostam de acudir as pessoas.

Continuando... O texto da primeira carta de Pedro 4:9 e 10 diz o seguinte:"Abram de bom grado os seus lares, para aqueles que necessitarem de uma refeição, ou para passar uma noite. Deus, deu a cada um de vocês, algumas capacidades especiais; estejam certos que as estão utilizando para ajudarem mutuamente, transmitindo aos outros as muitas formas da graça de Deus". Me deu vontade de escrever algo sobre isso, porque estamos vivendo dias de muito egoísmo, de muita individualidade. Cada pessoa, família, tem um motivo, uma razão, uma desculpa para não hospedar, não receber visitas, em casa.

Rapidamente voltei à minha infância, e adolescência, minha casa, meus pais, que estão vivos ainda! Um, com 88 anos, e outra com 79, ainda recebendo pessoas em casa, quer seja parentes, filhos, netos, ou não, a casa, a mesma casa aberta aos outros. E, pasmem! Com alegria, esmero, e dedicação! Aprendi com eles que aquilo que possuímos, não deve nos possuir. Eles tem algumas propriedades, e estas também, são colocadas para abençoar os outros, os irmãos, os amigos, receber qualquer hora com alegria, a quem lá chegar, ou precisar. Quantas vezes a igreja de Cristo, (Corpo) precisou, usou, abençoou, desfrutou, e desfruta daquilo, que eles tomam conta, como sendo deles... Por que digo isso? Porque o patrimônio fica para os outros vivos, não levaremos nada daqui. Aquilo que é nosso, estaremos levando no último dia na terra, ou seja, nada! O corpo, vai para a terra, a alma devolvida, e o legado, testemunho de vida, fica para os outros também. Nada mais!

Voltando... Sejam bons hospedeiros, despenseiros, da graça de Deus! A zona de conforto é a maior prisão que vivemos! Deixamos de fazer muita coisa boa ao outro, porque queremos evitar a fadiga, o estresse. Escuta-se alguns motivos, pelos quais não se pode hospedar. "Não tenho quarto de hóspede! Não tenho secretária, e meu fim de semana é para organizar minha vida, porque trabalho demais! O banheiro lá em casa tá vazando! Meu marido não gosta, porque ele gosta de ficar a vontade no fim de semana! Tô sem verba, e receber, onera! Não tenho roupa de cama boa, e nem toalhas de banho novas. Se eu, receber, não vou consegui participar das coisas. Tenho vergonha, porque minha casa tá sem pintar"......E, por aí vai! E, tem aquelas, que realmente dizem: não gosto de receber, hospedar, ninguém em casa, porque tira nossa privacidade. A coisificação, fica acima do ser humano, do acolher, do conhecer, do estar com...

O acolher o outro, seja fisicamente ou emocionalmente, faz parte da vida de qualquer cristão! Ouço algumas coisas, e sei que muitos de vocês ouvem também. " não vou na casa de ninguém, para ninguém ir à minha." ou... "ninguém me visita, não visito também" ou " este mundo de hoje, não é para tá recebendo em casa ninguém não, porque tá muito perigoso.."A vida hoje, é para cada um, ficar no seu lugar." Realmente.. Dá para cantar este hino? "Minha vida consagro aqui, perante a tua cruz;tudo que sou pertence a ti. Oh vive em mim, meu Jesus! Abre meus olhos, da-me visão Senhor! Que eu possa aos outros demonstrar, teu maravilhoso amor!"

Deus tenha misericórdia de nós, que nos apresentamos como cristãos, mas, não vivemos este cristianismo, nas pequenas, e grandes coisas...

Em Cristo! 

Nenhum comentário: