terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Natal em Nós...


Não sei o que se passa nas muitas cabeças que compõe esta humanidade... 
Esta data, para nós cristãos, trás um contra ponto, um viés meio que incoerente. 

Hoje, depois dos meus mais de cinquenta anos, vamos refletindo coisas, que outrora era lindo, meio que fantasioso. 

Quando pequena, meus pais compravam os presentes, e colocavam na noite de 24 para 25 de dezembro, em nossos sapatos nos nossos quartos. Eu, e meus irmãos, algumas vezes presenciamos, eles, já tarde da noite, deixando em nossos quartos, perto da cama de cada um, os nossos presentes. No outro dia, diziam: "papai noel" passou e deixou aqui. Muitas vezes ficávamos felizes por ali, alguns, meio que frustrados porque não queriam bem aquilo que Papai Noel havia deixado. Mais tarde, descobrimos que não era papai noel, mas, eram os nossos pais mesmo, que faziam um sacrifício no orçamento, para comprar aquilo que mais nos agradasse. 

Alguns anos, os presentes eram colocados ao redor da árvore de natal, minha mãe comprava e colocava ali, pedia para ninguém mexer, até o dia certo do natal. Vez por outra, eu futucava, para entender o que era, de quem era... Lá em casa, tivemos uma infância abastada, e muitas vezes, eles presenteavam, alguns primos que não recebiam nada dos seus pais, e eram bem próximos de nós. Isto era muito bonito! 

Hoje, a fantasia do papai noel, foi quase que retirada do meio das crianças, por vários fatores, não vem ao caso agora. Esta semana assisti um musical, que tem por título: Um pequeno Natal , não porque o Natal diminuiu, mas, o cenário era a estrabaria, bichos, muitos, e quem celebrava o nascimento do menino, era os insetos.(por isso o pequeno). Pulgas, aranhas, vaga-lumes, joaninhas, abelhas. Fiquei meditando...Este natal tá mais próximo da realidade do natal da cristandade. 

O que era mais fácil ter no natal de Jesus? Uma mesa farta de comida, ou uma madrugada sem nada, somente com a companhia dos bichos, dos insetos? Afinal, estavam numa estrabaria, lugar de animais. Se nem um quarto descente tiveram para repousar da viagem... Eles estavam sozinhos...Não havia com eles, nem amigos, e nem parentes, nem presentes. Os bichos somente! 

Então, nos venderam esta ideia de natal. Não sei se você já parou para pensar...Quantos hoje, não tem nem família, nem comida, e nem presente, e talvez nem alegria...Somente os insetos. É bonito vê nas redes sociais, cada família postando como foi o seu natal, sua ceia, fotos lindas!! Mas, cá do meu canto de reflexões, eu me apresento numa auto crítica. E, os meus irmãos? E, o próximo? Se humanamente Jesus estivesse aqui para esta celebração, qual seria a postura dele com relação ao outro? Quantos realmente hospedam o aniversariante em suas vidas? 

Papai Noel é bem celebrado como um bom velhinho, que só dá presentes, para quem pode, que só celebra com uma ceia farta, aqueles que já tem muita comida em casa. As vezes somos incoerentes conscientemente! 
Feliz Natal a todos!!
Facebook

Nenhum comentário: