sábado, 30 de junho de 2012

Aprendendo com a natureza



Oi gente !! eu aqui novamente para compartilhar uma coisa bem interessante que li ontem. Estava passando por um site de fábulas, e me deparei com muitas, mas, uma me chamou atenção. A história do carvalho e do Junco. Um vento forte havia derrubado o Carvalho, e ele agora com sua raiz toda exposta, começa a descer rio abaixo, e passando por alguns juncos, exclama: Ei juncos, como eu gostaria de ser como vocês... mesmo finos e moles, não são arrastados pelos ventos...eu aqui, tão forte estou descendo rio abaixo. ... Você  competiu com o vento, lutou contra, por isso mesmo foi destruído. Responderam os Juncos. Nós, não lutamos, curvamos a ele, mesmo sendo apenas uma brisa. Resultado: Permanecemos cumprindo os desígnios, continuamos saudáveis, cumprindo o nosso papel. Quantos  de nós comportamos como Carvalhos, diante de nossas opiniões, dentro de casa, no trabalho, na igreja, na comunidade que estamos inseridos? E, caímos, não aguentamos as pancadas, ( no nosso caso), da vida, da nossa maneira dura de agir, não curvamos, não somos flexíveis, a nossa opinião deve sempre prevalecer...e somos arrastados da nossa fortaleza, e nos machucamos. Muitas vezes nos perdemos em nossos planos, não concluímos projetos, desgastamos as relações todas, por nada, sabem por que?  Não fomos humildes, não cedemos, não tivemos o jogo de cintura correto para o momento. Conclamo a todos que estiverem lendo, façamos um teste, vamos nos curvar aos outros, com humildade, ouvindo primeiro, para depois tomarmos nossas decisões. Em casa, no nosso lar, temos um laboratório perfeito para começarmos a colocar tudo isso em prática. Deus abençoe ricamente vocês neste intuito, neste afã, o de honrar a quem deva ser honrado. Abraços fraternos !!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conselho bom, é o que é dado, e não pago.




Diz o ditado que se conselho fosse bom, não se dava se vendia... Um dia eu estava refletindo sobre isso, e veio a minha mente a seguinte comparação: Para vivermos plenamente, e vou mais além, para estarmos vivos, precisamos, necessitamos de coisas importantíssimas, e que não nos custam nada. O ar que respiramos, o sol para nos aquecer, a chuva, a saúde para vivermos bem, a chuva que molha a terra, os sons as paisagens, o amor, a afeição, o senso de preservação da espécie, e tantas outras coisas maravilhosas e indispensáveis a nossa vida humana, e que não paguei por nada, e usufruo muito bem de tudo isso.. que resolvi dá alguns conselhos para contribuir com alguns, aqueles que quiserem é claro, tomar para si. E, não cobrarei, nada. (rsrsrs) por que  uma das  melhores coisas da vida, são os nossos pensamentos. Estes, estão tão bem guardados de todos, ninguém pode ver, só nós conhecemos graças a Deus, e podemos transforma-los a hora que queremos. Então queridos, conselhos são bons, eu os absorvo se quiser, e ninguém precisa ficar sabendo... Hoje vou  dar um conselho, que aprendi dos outros é claro, e que tem me ajudado a ser uma pessoa melhor, e vou compartilhar com vocês. É o seguinte: Quando você estiver ou perceber-se decepcionado com alguém, lembre-se que ele, tem enes motivos para ter tomado  aquela atitude, que se não fosse com você seria com qualquer outra pessoa, e que você é forte para suportar tudo, que muito mais Justo, Santo e Honesto foi Jesus Cristo o nosso Senhor, e aguentou Judas, dentro do seu grupo, três anos, comendo bebendo e dormindo junto com Ele, tomando conta ou zelando de todo o dinheiro necessário para o seu ministério na terra.  Amou, abençoou, cuidou, e nunca humilhou, ou distratou, ou preteriu, em relação aos outros seus discípulos. Porque então, eu, uma pessoa, errante, cheia de defeitos, de limitações, de "nós pelas costas", não vou tolerar, e continuar convivendo com estes? será se nós, eu e  você, tivéssemos na situação desta pessoa, não faríamos igual? Então gostaria de lhe dizer...somos passíveis de erros e falhas tanto quanto. Deixemos então, as mágoas de lado, os complexos os sentimentos tristes, para com o  nosso próximo... e vamos viver em plenitude, e de glória em glória com todos. Se for difícil, no momento da crise,  aguarde um pouquinho.. mas, coloque um prazo com Deus, para o retorno deste relacionamento. faça isso por amor a Deus, mas, e mui principalmente por você mesma. Somos todos gerados em pecados, passíveis de erros. Não se esqueçam.

sábado, 23 de junho de 2012

A maternidade é um dom, mas, vivê-la é um aprendizado.



Sou mãe de três homens, é maravilhoso  ser mãe. Se você me perguntar, se é fácil, eu vou na contra-mão de muitas, e afirmo que é perfeitamente natural, e todas as coisas cooperam para tanto. Então... é fácíl.  Quando entendemos que é muito humano, que é simples, que dá prazer, que alegra o lar, e que  dá muito mais sentido ao casamento. Todos nós estaremos admitindo que é fácil ser mãe. Criar estes filhos é fácil? eu vou afirmar que também é fácil. É trabalhoso, é demorado, mas, é muito gratificante sabermos que os nossos filhos são projetos que deram muito certo. Nós vamos no dia a dia usando aquilo que vivemos com os nossos pais, aquilo que vamos observando nos outros, que deu, ou não deu certo. Mas, acima de tudo, nós vamos inteligentemente, ensinando-os a Bíblia, ensinando-os a serem bons religiosos, porque convertido, só o Espírito Santo vai fazer este milagre. E juntando isso tudo ao nosso exemplo, que é, e deve ser uma prioridade, porque nós sabemos que as palavras comovem, mas, é o exemplo que vai prevalecer. Nós vamos vivendo e aprendendo a maternidade. A vida na criação dos nossos filhos, é um fechamento de ensinos e conceitos, em um "dever de casa", todos os dias dentro de nosso lar. Eu comparo como uma escada. Cada dia eu subo um degrau da perfeição do crescimento moral, espiritual e físico dos meus filhos, humildemente. Este é o segredo. Buscando em Deus todo discernimento da parte dEle, jogando sempre duro, sem abrir tantos precedentes. Uma dica: Quem tem o juízo, sou eu, quem não quer sofrer sou eu, não quero ser envergonhada por nenhum deles...então, não deixo brechas, existem coisas que não negocio, não abro mão. Com muito amor e respeito, vou dizendo meus "nãos". Até agora, penso que não errei com nenhum, para a minha alegria, e para alegria de Deus, com certeza.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aliança com Cristo



Gente, desde pequena, aprendi que todo ser vivente louva ao Senhor e vou mais ainda... Fomos criados para o seu louvor, e para sua glória.. Tomando consciência disso na minha infância,  venho assumindo desde mensageira do Rei, Sociedade de Moças, presidente da União de Jovens, Coros na Igreja, Ministérios, Liderança de Mulheres, e outras atividades, que  não tenho  conseguido desassociar tudo isso de uma vida religiosa. Me batizei aos 8 anos de idade, e de lá para cá, não me lembro,( salvo nas doenças, e 15 dias de repouso pós -parto) ausência aos cultos ao Senhor, junto aos irmão de qualquer Igreja Local. Quantas vezes, eu me pergunto: Se a bíblia fala que a função de termos sido criados, foi para a adoração Dele, como posso me dá o direito de não adorá-lo pelo menos uma vez por semana, em um culto coletivo? Como posso me apropriar do dia Dele, (domingo) para fazer qualquer coisa, menos está com outros prestando-lhe um culto? se outrora, eu aprendi, que é o dia que os cristãos escolheram para a adoração coletiva? Não me resta outra alternativa.... ser uma mulher religiosa. Mas, não sou uma religiosa chata não, pelo menos não me acho...rsrsrs  daquelas que só falam isso, que só enxergam por esta "janela" espiritualizando, tudo e todos. Faço, e  me envolvo, por gostar, por sentir necessidade,por ter entendido lá na atrás, que fiz uma aliança, com Cristo, por que Ele me escolheu primeiro para esta aliança. E, aliança, é compromisso, são responsabilidades, são renúncias, é dedicação, de ambas as partes. E, dá parte de DEus, aprendi, que Ele nunca desiste dos seus..eu, sou uma destas pessoas. Como posso ser negligente com este Noivo? Muitas vezes sou tentada a faltar compromissos religiosos, acreditando que já faz parte de uma rotina, que já vou muito, que já faço demais... aí me lembro: Sou uma serva inútil e infiel, para alguém tão comprometido,diz a bíblia. Constrangida então, assumo uma outra postura, não por emoções, mas, racionalmente. DEus não merece, a Igreja Dele, não merece. E vou. Me envolvo, e retorno com uma sensação de aliança, confirmada, compromisso, e dever cumprido. Me sinto uma pessoa muito motivada, para as coisas que entendo ser espirituais. A vida religiosa, já está dizendo....vida, vida (é o tempo todo, todos os dias o dia todo,) a té que Ele volte. Uma aliança com a vida cristã, é um casamento...nós não tiramos férias do casamento, nós não marcamos data ou prazo de vencimento, nós vivemos. A aliança com Cristo é isso. Viver com Ele , e  para Ele. " Agora, não mais eu vivo, mas, é Cristo que vive em mim" palavras do apóstolo Paulo.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

criatividade


 

Como mulher, Deus já nos fez depois. Depois de ter feito o homem, depois de haver descansado, (a bíblia diz que Ele cansou), depois de um  novo dia...tudo isso colaborou para fazer a alma de nós mulheres....mais criativa, mais solícita, mais paciente, mais emotiva, mais dinâmica,mais perseverante, mais fiel, mais trabalhadora. É então, a partir daí, que venho somente afirmar: Nós somos seres muito, mais muito especiais!! É possível fazermos dez coisas ao mesmo tempo., sem  atrapalhar o "meio de campo" nem nosso, nem de ninguém. É deste modo que venho perguntar... Se temos tanta capacidade dada por Deus, como tem mulheres tão paradas, tão ensimesmadas, Tão sem criatividade? Hoje todas nós podemos andar, enfeitadas,cheirosas,e bem informadas, isto não é tão caro. Existem mil maneiras de surpreendermos aqueles a quem amamos, e aqueles que convivemos no dia a dia.. Seja criativa, passe batom, no mínimo três vezes ao dia, escute pelo menos uma notícia, ou leia algo interessante para compartilhar com alguém, Ande cheirosa, e com charme. Nós conquistamos todos os dias pessoas, para o nosso convívio. Usemos então daquilo que O criador, tão criativo, nos presenteou.  Criatividade. Um abraço !!, e ponham em prática:.Um sorriso, um batom, um bom papo, uma boa colônia !!

esposa de pastor

Como adjutora, todos nós temos um pouco. Foi mulher, està no DNA dela, dado por Deus é claro, a motivação, o interesse em ajudar,em facilitar a vida de outrem. Penso eu, especialmente  na vida do seu marido, e no caso mais particular ainda, se o marido for um pastor de ovelhas(digo isso porque tem pastores, que são administradores da instituição, e não pastores de um rebanho. Vou dar uma dica, para aquelas, que seus maridos pastoreiam, cuidam, alimentam, se envolvem com seus rebanhos... O nosso papel, é ajudar. Nunca queiram resolver  problemas, que não sejam da sua competência... lembram de Sara? Tomar a frente para  resolver, fazer valer , "honrar" a palavra de DEus?  Não deu muito certo...  Ela mesma, sofreu na pele. Deu, no que deu. O que tenho vivido nestes 30 anos de ministério... Trabalho, crio, quando permitido criar,compartilho quando pode-se compartilhar, mas,  nunca assumir problema que não tenha uma ligação direta comigo... O chamado, o escolhido, o preparado,é o pastor.. eu sou ovelha também, devo ser obediente como tal. Não quero, não devo, não posso me inteirar de tudo de um pastor. Eu tenho que está bem, para deixa-lo bem ainda mais. ATENÇÃO  PASTORES, nada de contar os problemas da sua liderança para sua esposa.  Compartilhe tão somente com DEus. Ele,  que  lhe escolheu, lhe capacitou, para tal. Muitas esposas estão desmotivadas, doentes tristes, depressivas, não se  envolvem mais com os ministérios da igreja, por que vocês, não estão sabendo separar o ministério da igreja, do ministério do lar. Algum tempo atrás conversei com um pastor, e  ele compartilhando conosco disse. Minha mulher é a minha maior inimiga no ministério.... Ela não faz, e não deixa mais eu me envolver. Toda esta responsabilidade, eu atribuo aos pastores, que apascentam o rebanho do templo, mas, não o rebanho da casa. Um abraço  a todos vocês.   PS, se tiver uma opinião contrária, pode se manifestar... eu vou compreender, e até quem sabe,aprender diferente.

domingo, 17 de junho de 2012

Autonomia do educando...

Quando falo de educar, a primeira palavra que me vem a mente é aluno.Mas, aprendi há alguns anos atrás, que aluno quer dizer sem luz.Então, como dizer que uma pessoa por pequena que seja, não tenha luz, se somos feito a imagem do Criador. "vós sois a luz do mundo".Conclusão que cheguei: Todos nós temos luz, toda pessoa tem algo a ensinar a alguém.Educar, nada mais é que fazer a luz já existente no ser em questão, brilhar mais, aumentar o seu farol, para ser mais útil.Utilidade, é uma palavra interessante, porque a partir daí nós vamos direcionando, arrumando na nossa cabeça,para que serve,isso para serve aquilo, etc. Dentro desta questão , eu muitas vezes me pego perguntando. Para que serve uma escola? Esta escola que conhecemos, qual é a utilidade dela? Muitas situações já experienciei, dentro de uma escola. Tenho oportunidades de conversar com estudantes, que fazem o ensino fundamental, 6º ao 9º, e que não sabem porque estão estudando, não gostam do que fazem, e dizem que não sabem nada.Esta semana eu, pedi um estudante deste, para ler o texto que ele entregou como uma redação, encaminhada pela professora de português, e,  ela não sabendo o que corrigir, ou como avaliar , me mostrou o texto. Eu, não entendi uma palavra que estava ali naquele papel, convidei o autor para interpretar .. Ele, disse que não lembrava mais o assunto, por isso ele não entendia o que estava escrito.( parecia um dialeto) Este rapaz tem 14 anos, faz o 7º ano. Eu perguntei então. O que você entende por autonomia? ele me disse não sei. Por que então você vem a escola ? por que sou  obrigado pelo meus pais. Não gosto de estudar. Se seu pai pedir para escrever um bilhete e levar a padaria, você saberia fazer? acho que não. Você saberia fazer uma feira no super mercado? acho que não. Fica aqui uma indagação: Estamos formando pessoas autônomas?, estamos como escola, fazendo esta luz que já existe dentro do estudante brilhar mais? O estudante passa pela escola, ou a escola passa pelo estudante? Continuaremos esta reflexão em um outro momento.

sábado, 16 de junho de 2012

um pouco da história (Biografia)

Mn. Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota é brasileira de Corrente do Piauí, filha de Josué José Nogueira e Noemi Frazão Nogueira. Bacharel em Música Sacra (1985) pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife Pernambuco. Bacharel em Pedagogia pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia). Pós graduada em Intervenção Comunitária ACO, Ciências Sociais (Faculdades Integradas de Amparo SP), Gestão Educacional (Unopar). Casada com o Pr. Jônatas  David Brandão Mota. Mãe de três rapazes: Jônathas David, Matheus Levi e  Jozhué Beni. Algumas curiosidades:  O que mais gosta de fazer é Viajar; a cor que mais gosta é Amarelo, o que mais gosta de comer é Pizza. Dentro das suas responsabilidades como pessoa, como crente, é muito envolvida com tudo que diz respeito ao andamento dos cultos a Deus, dentro da educação Religiosa, da Música, e da integração daqueles que convivem com ela. Gosta de estudar a Bíblia e de conversar sobre os assuntos teológicos. É uma pessoa de fácil relacionamento com todos. Muito comprometida com aquilo que é convocada para fazer. Na vida secular, atualmente, trabalha na coordenação pedagógica do Município de Teixeira de Freitas BA, e como vice direção e tutoria do Pólo Unopar na cidade. Gosta muito de conversar, de  conhecer pessoas, e  de ensinar. Mas, acima de tudo, é uma ótima aluna para aprender com as pessoas. Gosta de uma leitura,  que tenha bons conteúdos, como por exemplo, as crônicas de Rubem Alves. Uma frase que ela gosta muito é "Florescer onde está plantado".

Cremos que qualquer pessoa pode aprender muito com qualquer das reflexões que esta querida irmã ofereça neste espaço de reflexão, ou outro qualquer que ela ponha o fruto de seu pensar.

Aprendendo com a matemática.

Há trinta e dois anos conheci David, uma pessoa maravilhosa plantada junto aos ribeiros de águas, uma fonte de sabedoria, uma sombra gostosa para abrigar muitos que pela a vida dele tem passado. Como diz o salmista: É, como uma árvore plantada junto aos ribeiros de água, a qual dá o seu fruto. Esta é a pessoa que me casei. Sou uma esposa privilegiada, em conviver todos os dias com uma pessoa tão especial. Fica mais fácil então, viver o que estou escrevendo... O casamento foi o maior projeto de Deus, depois da salvação. É, e foi, um plano fantástico para dirigir mais ordeiramente a humanidade,  Em matemática, alguns termos  são utilizados  de forma bem interessante, que tem tudo haver   com o  casamento. Pertence, não pertence. Contido e não está contido, e Intercessão.  No casamento um pertence ao outro, um, está contido no outro, um, é intercessão com o outro. Formando assim conjuntos perfeitos, didáticos, dinâmicos para a vida em sociedade. Aprendemos dentro de casa, com pouca gente, como tolerar, compreender, atender, servir, amar, respeitar, articular (negociar), chorar, discordar, sofrer, dar a volta por cima, e a partir daí, ser benção maior  aos outros que convivem conosco em qualquer lugar... Uma dica: Cuide deste conjunto inicial. Seu cônjuge, Tudo começa em vocês. Vocês, Nós, estamos contido um no outro, e pertencemos a um todo. Cuide bem do seu marido.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Agenda

Agenda de temas a serem tratados, dentro do possível, diariamente.
(nos comentários, você pode dar sugestão de outros temas e questões a serem considerados)
.
.

(dia 1 e 16) Adjutora... pastor, pastorado, ovelhas, joio, testemunho, igreja, evangelismo, sociedade
(dia 2 e 17) Amiga... amizade, decepção, ajuda, carinho, respeito, admiração
(dia 3 e 18) Casada... família, esposo, submissão, carinho, sexo, compartilhamento, 
(dia 4 e 19) Conselheira... ouvir, aconselhar, ajudar, sugestionar, exortar, incentivar, desaconselhar, disponibilizar-se
(dia 5 e 20) Convertida... ouvir, entender, arrepender, converter, regenerar, nova criatura, testemunho, certeza, obedecer, reverenciar
(dia 6 e 21) Educadora... ensino, aprendizagem, convivência, criação, alunos, pais, professores, coordenação, direção, escolas, fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, governos, sociedade, 
(dia 7 e 22) Esposa... companheira, ajudadora, motivadora, respeito, namoro, paixão, sentimentos, decepções, intimidades, carinho, cavalheirismo, dengos, 
(dia 8 e 23) Gente... saúde, intelectualidade, convivência, sociedade, beleza, moda, respeito, tolerâncias, pobreza, conhecidos, desconhecidos
(dia 9 e 24) Mulher... beleza, feminilidade, sedução, posturas, vestuário
(dia 10 e 25) Mãe... filhos, filhas, disciplina, pai, criação, infância, adolescência, juventude
(dia 11 e 26) Política... lembranças, políticos, partidos, governos, eleições, imprensa, presidência, congresso, senado, câmara, assembléia, vereadores, corrupção. injustiças, Brasil, América Latina, ONU, África, Europa, Américas, Oceania
(dia 12 e 27) Profissional... competências, qualificações, subordinação, atendimentos, salário, reconhecimentos
(dia 13 e 28) Religiosa... igreja, heresias, religião, católicos, batistas, evangélicos, adventistas, mórmons, testemunhas de jeová, pentecostais, neo-pentecostais
(dia 14 e 29) Salva... comunhão, nova natureza, bíblia, oração, certeza, fé salvadora, fé cristã, fé milagreira, fé humana, fé religiosa, perseverança, santificação, perdão divino, trigo
(dia 15 e 30) Teóloga... Deus, Jesus, Espírito Santo, Bíblia, Velho Testamento, Novo Testamento, Adão, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Isaías, Apóstolos, Paulo


amizade

Oi gente !!! boa tarde ! é o meu primeiro contacto com vocês, e gostaria de expressar o privilégio que estou tendo de escrever algumas coisas que tenho aprendido aqui com muitos que tenho o prazer de conviver... Como AMIGA...deixo uma dica. Aprenda a ouvir, aquilo que a pessoa está contando. Já é o suficiente, para instalar uma amizade. Nunca queira saber demais!   Quem Muito sabe, Muito se Compromete. Um abraço !!! Bom fim de semana !!!!

Administração



.
Administração do Portal IBC
Site Oficial da Igreja Batista Central
.
.
(Desculpe, esta página é de acesso exclusivo da Administração do Portal, utilize o menu à esquerda para continuar navegando por esta área de nosso Portal)
.
.
.
.

Institucional









Apresentação


O Portal do Site Oficial da Igreja Batista Central tem grata satisfação de abrir espaço para a colaboração, sempre produtiva e rica, da irmã, Mn. Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota, esposa do Pastor da Igreja. Esta amada irmã, sempre muito polivalente na Obra de Deus, no Reino dos Céus, se notabiliza por suas convicções, sua liderança marcante, sua disponibilidade, seu jeito muito cristão de lidar com os desafios que surjam à porta de suas condições e oportunidades.

Abrindo este espaço virtual, ouvindo suas opiniões, sempre muito boas, estamos dando mais um passo para a valorização dos ideais buscado por este Portal, em todas as suas páginas, em todos os seus conteúdos disponibilizados. Assim, convidamos a todos, também por esta porta que abrimos, a se beneficiarem da melhor maneira possível, com o conteúdo mais bíblico que possamos oferecer.
Junto com o espaço a esta irmão, convocamos aos seus leitores que participem, postando comentários em cada contribuição que ela oferecer, e assim, mais gente poderá crescer com o que deixaremos como instrumento de reflexão posicionamentos.



Teixeira de Freitas BA, 15 de Junho de 2012