sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Preparar Pessoas (3)

Resultado de imagem para preparando filhosBom dia! 

Então, continuando com o texto de ontem, vocês perceberam nas entrelinhas , porque muita gente, prefere gastar tempo e dinheiro com bichinhos de estimação. Quando estes, são cuidados, amados, e protegidos, eles dão logo um retorno. Companhia, fidelidade, servidão, aprendem rápido a ouvir comando, estão sempre disponíveis quando seu dono está perto, comem o que lhe dão, sem reclames. Não são exigentes ou intransigentes, não dão calote em ninguém, não suspeitam mal dos donos, não agridem verbalmente aqueles que lhe cuidam , etc, etc.

Eu, não querendo ter trabalho, nem dor de cabeça com ninguém, vou caminhando por este lado. E, assumo: isto me dar prazer, me relaxa! Há coisas muito mais profundas que tudo isso, e estes, não dão conta, pela própria natureza. Não foram criados segundo a imagem de Deus, não elaboram, não fazem planos, não dialogam, não resolvem os nossos problemas de saúde, não nos ajudam nas tarefas de casa, não sorriem ou choram com a gente, não nos elogiam verbalmente, não nos dão conselhos quando precisamos... Vocês aí podem estar pensando: Cristina, não tem nem comparação! O ser humano, é ser humano, ele é muito mais completo, desde o Édem. Pois bem... Por que então, conseguimos chorar, gratificar, gastar 300, 600 1000, 2000 Reais (isto sendo humilde) com um gato doente, um cachorro doente, ou porque desapareceram. E, não nos incomodamos com um ser humano, da nossa espécie, por quem Cristo veio morrer, dar a sua própria vida? Posso vê-lo, pegando, do lixo sua comida, dormindo na rua, caído ao chão, por drogas... Orfanatos lotados de crianças querendo um pai, ou mãe, asilos lotados de idosos... "Não me incomoda! O governo tem que cuidar!" E vou levando a vida... E, já acontecia exatamente isso , na época de Jesus. A parábola do Samaritano, é uma prova disso. Muitos passaram! Cada um com o seu foco, com seus interesses, suas preocupações. Não acudiram! Quando venho refletir sobre isso, a primeira da lista que coloco, sou eu mesma. "Que estou fazendo se sou cristão?"

Há uma luz no fundo do túnel! Tem gente que cuida, que gasta tempo, que prepara, que investe, em gente. Graças a Deus por estes! Este samaritano mesmo, foi um deles...Temos muitos exemplos... José do Egito, mesmo odiado, vendido pelos seus próprios irmãos, acudiu-os na fome. Cuidou, amou-os, protegeu de muitas outras crises. Moisés, investiu em Josué e Calebe, para a continuação da caminhada com o povo. Noemi e Rute, uma, cuidou da outra até o tempo certo, com estratégias. Jesus de Nazaré, preparou muitos, para o lidar com a vida cotidiana aqui na terra. Quem você e eu, temos ajudado? Quanto temos investido de tempo e bens, na ajuda de preparação de pessoas?

Lidando todos os dias com gente, fico fazendo leituras de pessoas, e me deparo com cada coisa... Pais, que estão mais preocupados em postarem comportamentos, sorrisos, brincadeiras, poses, coisas engraçadas dos seus filhos, do que instruindo nas rotinas saudáveis, dos bons relacionamentos, da boa música, das boas conversações, da fé... Fé tem que ser ensinada, a partir de quem é Deus? Como devo ser em relação a este Deus, ao outro, a comunidade que faço parte, ao respeito a família etc.

Se, nem isto, sou capaz de preparar, de ensinar, que mundo teremos? Sei que a humanidade nunca foi nem melhor, nem pior do estamos vivendo hoje. A história, é cíclica! Mas, devo raciocinar, a partir do meu habitat. Meus filhos, meus netos, meus empregados, minha família, meus colegas de trabalho, minha igreja, conseguem me ver pelo menos parecido com Cristo? Tenho equilíbrio, maturidade para ajudar a humanidade ser um pouco melhor? Preparar gente, requer primeiro, um preparo de nós mesmos. Tenho o que, para dar ao outro? Posso contribuir para o bem viver de alguém?

Por aqui encerramos este foco de preparações de nós mesmos... 
Até mais!! Fiquem com Deus!

(Facebook)

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Preparar Pessoas (2)

Resultado de imagem para imagem treinando cachorroPreparar pessoas...

Falando em cachorros e gatos, e pessoas, temos vistos, gente boa, inteligente, creio eu, até bem humanizada, que gastam tempo, dinheiro (não pouco), renunciam convites, porque afirmam: se não cabe meu cachorro, meu gato, não me cabe também. Uma pessoa ligada a mim, deixou de ir para uma viagem, que uma amiga havia convidado, porque a pessoa disse que não poderia levar, o gato dela, que a filha tinha alergia. "Pois não vou!" E, não viajou mesmo. 

Não sei....O que leva uma pessoa se isolar, amar, no sentido de preferir estar, com animais, que com pessoas? A gente, passou uma vida inteira, aprendendo que devemos amar os outros como a nós mesmos, e a Deus, sobre todas as coisas. Jesus,a máxima revelação de Deus ao homem, se esvaziou, e veio pessoalmente nos ensinar, a misericórdia, e o amor incondicional que devemos ter ao outro.'"Se alguém lhe convidar, a andar uma milha, vá duas com ela. Se lhe requererem a túnica, dê-lhe também a capa" E, por aí vai, as falas, e os exemplos pessoais de vida, deste Cristo, em relação os próximo, ao outro... (estes exemplos só servem para aqueles que creem neste Messias, como o enviado de Deus) 

Então....Com todo respeito, como podemos ver e conviver com pessoas, que inverteram tanto os valores desta caminhada cristã? Falarem, e viverem, a ponto de até romperem com familiares, porque um, ou outro, bateu, ou rejeitou o bicho da sua predileção, devoção... 

No ano de 1987 fui aos Estados Unidos, e nesta época aqui no Brasil, cachorro, e gato comiam os restos dos pratos de comida que ficavam á mesa, ossos, etc. Lá, eu e mais duas colegas nos sentamos à mesa para jantar, (casa muito chic) do casal que nos hospedava, e, de repente chamaram: Sun, come on please! (não sei se é assim que escreve..) Resultado: veio um cachorro lindíssimo, sentou-se à cabeceira da mesa, e com a mesma louça chic,que estávamos usando, foi colocado sopa pra ele também. Ele, do jeito que lhe é próprio, lambeu tudo, numa rapidez, e depois, uma ração foi colocado no mesmo prato. Lá, nós brasileiras, nos olhávamos, e, comentávamos em português, (ninguém, não nos entendia, graças a Deus!) Gente! que país é esse? Cachorros e gatos comem em porcelana, junto aos donos, como se fossem gente.... E, ali, nossa intérprete nos contava, que o filho havia morrido de um acidente, (embriagado) e que o cachorro era dele, então, havia assumido aquele lugar ali, como um membro da família. Eu, imediatamente falei, impulsiva como sou....Por que, não abençoar crianças, ou jovens, ou entidades que cuidam de pessoas? (lá tem um tanto de orfanato e asilos) Cachorro? Eles não tem criticidade nenhuma, eles não sabem o que é certo e errado, eles não escolhem, eles seguem a sua natureza... Farejam, ladram, comem, dormem, e estão ali, cumprindo o que seu dono ensinou....

Esta foi a deixa...A intérprete disse:O filho, não obedecia, dava muita dor de cabeça. Este Sun, este cachorro cumpre o que seu dono ensina. É obediente! Será então, que este é um viés, das trocas de afetos, de cumplicidade? Eu consigo adestrar cachorros e gatos, eu, me dou bem com eles, mas, eu não dou conta das relações com os humanos... 

Ok! O texto de hoje tá longo, vou parando por aqui hoje... 
Amanhã, iremos para o terceira parte. 
Até lá! Fiquem com Deus!

Preparar Pessoas (1)

Resultado de imagem para treinar pessoas


Preparar pessoas...

Que tarefa difícil! Preparar algo, para agradar alguém, agradar o outro, é difícil, mas, não é impossível. Preparar coisas, para se auto agradar é gostoso, é gratificante! Exemplo: enxoval do bebê, uma festa de aniversário, uma reforma na sua casa...Agora, trabalhar, construir, preparar pessoas, "moldar" ensinar, lidar com gente! Esta, tenho uma impressão, que foi a mais trabalhosa, laboriosa e demorada tarefa que o Criador deixou para a humanidade. 

O ser humano, é complexo! O manual, para criar gente, varia das mais vastas experiências pessoais particulares.."Eu fiz assim, eu deixo assim, eu não fiz isso e deu certo, puxou a raça,e por aí vai..." Pessoas, buscam, auto ajuda, ajuda de terapeutas, de padres, de pastores, dos mais variados tipos de líderes, livros, culturas, famílias, bíblias variadas, grupos de apoios, cursos de capacitação, uma infinidade de coisas, e ainda assim você não consegue, preparar a pessoa, como você um dia, planejou, sonhou... Exemplo: filhos, netos, líderes, empregados, políticos, ou qualquer pessoa, que no seu coração, você planejou ajudar, orientar, etc. 

Estava eu, lendo um texto agora, nestes dias de férias, me deparei com a seguinte afirmação: "amo estar com os meus cachorros, eles me fazem bem, é o melhor vizinho e parente que tenho..." A que ponto chegamos! Com todo carinho e respeito aos bichos.. Haja vista, não seria politicamente eu, correta, se não gostasse de algum bicho. Desculpe-me a todos e todas, que se ofendem, quando me refiro ao cachorro, ao gato chamando-os de BICHO.

Mas, vou encerrando por aqui hoje, dizendo que tem muita gente que tem muito sucesso sim, na sua caminhada de formador de opinião, de instruidor, de educador, de discipulador, de gestor de gente. Vamos conversar por aqui, conhecendo, e refletindo sobre estes muitos e muitos pais, líderes, mentores, que fizeram um ótimo trabalho, ao passar, ao compartilhar, ao dividir seus conhecimentos, suas experiências com outros. 

Fiquem com Deus! Até amanha!