sábado, 5 de maio de 2018

Na tempestade, um lar!

Resultado de imagem para noé e famíliaMÊS DE MAIO. 
Neste mês, estou refletindo sobre algumas famílias... 

Hoje, é mais uma história que se encontra dentro daquele perfil do início do Gênesis, " nada se prova". A Bíblia, é um livro para se exercitar a fé. Nunca percam isto de vista! Podem discordar, não tenho nenhum problema com isso. Para muitos, ela, não se constituí, como referência. Não tem problema! O importante, é a história, e, o que podemos tirar deste contexto, para a nossa vida prática. 

A partir do capítulo 6, então começa a história deste personagem. Noé! Uma ótima referência como pai, como líder, como provedor, protetor, e até como um grande ecologista. Por quê não? Costumo raciocinar, assim... Uma cidade, ou região, cheia de pessoas muito ruins, desobedientes, que se odeiam, depravados, sem nenhum respeito às leis naturais, as famílias se auto destruindo... 

E, eis que dentro deste contexto, Deus, toma uma decisão, a partir de uma família. Pessoas, que ainda conseguiam ser luzeiro, farol, referência, naquele lugar. Nasce no coração de Deus, um desejo de continuar com a humanidade, a partir destes.( isto é um entendimento de Moisés, que organizou o pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia.) Daí em diante, Noé, entende de Deus, a ideia de construir uma grande embarcação, ao longo de muitos anos, numa terra seca, árida, sem águas por perto... Pela fé! Neste tempo todo, mais de 100 anos, ele falava deste projeto, aos filhos, à esposa, às noras, e a todos que abordavam sobre este intento. Toda a sua família trabalhava junto na construção desta arca.

Lição 1-- Um pai, temente as ordens de Deus. Obediente!
Lição 2--Um pai, trabalhador.
Lição 3--Um pai, instruidor do ofício, de uma profissão aos filhos.
Lição 4--Um pai, persistente. Não desiste fácil do que entende, ser bom, ser essencial a vida. (trabalho)
Lição 5--Um pai, visionário. Estava vendo longe, a necessidade de um lar, para proteção de todos. Fora deste contexto, ( dilúvio) não haveria vida.

Hoje, vou ficando por aqui... 
Amanhã, continuaremos aprendendo com esta família.
Fiquem com Deus!

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Família não tão boa como Referência

Resultado de imagem para família adão e eva
MÊS DE MAIO, mês conhecido como o mês da família.... 

Hoje, gostaria de trazer aqui uma família, muito conhecida, mas, não tão convencional, não tão "boa" como referência. Adão e Eva, e seus filhos. ( dizem os teólogos, que no livro do Gênesis, do cap 1 até o 9, há muitas especulações, e não se comprova.) Isso não vem ao caso agora. 

O que quero chamar a atenção, são destes pais, que foram escolhidos para administrarem um jardim inteiro, bichos, plantas,e as relações entres eles mesmos, e, não foram tão felizes, ou não tiveram tanto sucesso, na impressão dos valores de: caráter, de obediência dos sentimentos nobres, do respeito mútuo aos seus filhos. Adão, segundo as escrituras, foi criado primeiro. 

Acordos, combinados foram feitos entre Deus, e Adão, antes de Eva. Quando Eva, foi lhe concedida, como carne, da carne, osso dos ossos, "os dois serão uma só carne"...Penso eu, que Adão deveria, ter conversado sobre tudo, deveria ter explicado muita coisa, inclusive sobre a árvore, do bem e do mal, para Eva. ( o texto não mostra nada disso.) Garanto que Eva, saberia responder, ou até resistir melhor as investidas da serpente. Mas, ele não fez! Como muitos homens não fazem. Não gostam de explicar quase nada, não gostam de " discutir a relação" a famosa DR. Não gostam de combinados. Em fim, nas relações entre marido e mulher, já começou, com esta deficiência. 

E, aí vocês já sabem, os desatinos dos dois...Uma imaturidade muito grande! "Como é que tenho uma floresta inteira, todos os bichos, sob meu comando, posso tudo, menos uma árvore, um detalhe no meio de um universo de coisas, e ainda assim... Faço tudo o contrário? Mas, o ego, a ganância, a inconsequência, me fez, e faz perder o foco. Se eu, como mãe, e pai sou assim... O que posso passar para adiante? O que passar para os meus filhos todos os dias dentro de casa? Valores errados, ganâncias, quebra de compromissos, invejas, querer ser, o que não é, ciúmes. 

Caim não soube conviver com o diferente, com as frustrações! "Se não é do meu jeito... Mato!" Elimino do meu caminho, da minha vida. Quantas famílias por não saberem viver com o diferente, ou com o sucesso do outro, matam! Não matam muitas vezes literalmente, mas, matam no coração, na lembrança, nas relações... Cria-se um abismo no seio da família. E, prestem atenção! Nada começa na hora do fato, na hora do stress, na hora do caos. Não foi ali no altar de oferendas que começou entre Caim e Abel. O irmão mais velho deveria cuidar, proteger o outro. Matar Abel, foi só aquela gota... Foi lá atrás! 

São nas pequenas coisas vividas dentro da nossa casa. São nas prioridades. O que é útil, o que é fútil no seio de uma família? Nos tratos, e destrato. Peço a cada líder do seu lar, a atentar para uma verdade profunda! A mão que embala o berço, é a mão que rege o mundo! Quais mãos, estão governando o mundo? Quem, e como os embalou estes, para governarem? Que filhos estarão dando continuidade às nossas vidas? Depende somente de mim, e de você! Por hoje é só...


Fiquem com Deus!!
(Facebook)