terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ciro me saltou aos olhos

Imagem relacionadaHoje, estou voltando com: "Me saltou aos Olhos", em mais um trecho da Bíblia Sagrada. Como disse em textos anteriores, não tenho preguiça de ler, textos ou livros seculares, mas, quando se trata de Bíblia...( todas as vezes que escrever Bíblia, vou colocar em letra maiúscula. Aprendi desde tenra idade, que é o Livro dos livros.) aí, bate aquela preguiça, aquele sono, aquele cansaço, aquele esmorecimento, que só quem passa, ou tem isso, sabe do que estou falando. Ler o que interessa é bom. Mas, ler por disciplina, por necessidade, por respeito, por precisão, é diferente. Não nos dá muita motivação. Mas, dentro de tudo isso, consigo lê-la, e podem crer! Nunca, voltei de uma leitura, sem pelo menos um aprendizado, sem pelo menos, um ensino pertinente ao nosso dia a dia. É incrível, como ela fala, bem dentro do cerne, do âmago do nosso ser. Hoje, apesar de já ter lido outras vezes, já compartilhei isso com vocês. 
.
Me saltou aos olhos, a experiência com o rei Ciro, rei da Pérsia. Esdras, no capítulo primeiro, conta o que eles viveram através da instrumentalidade deste rei. No primeiro ano do seu reinado, ele, que não era judeu, sem nenhum compromisso com Jeová, Não fazia parte do chamado, conhecido "Povo de Deus".(segundo a versão bíblica) foi usado por Deus, para dar uma nova dimensão, uma nova visão, um novo olhar, um despertar para as coisas de Deus, para uma visão do Alto, ao povo cativo ali em babilônia,( o povo de Deus) No verso 2 ele declara: " Deus, me mandou construir um templo para Ele, em Jerusalém na terra de Judá" No verso 3, deste mesmo capítulo, ele pergunta: " Quem dentre vós, ou vocês pertence ao seu povo, vá para Jerusalém de Judá, para reconstruir esse templo do Senhor que é o Deus, de Israel?.Faço votos de que as bençãos de Deus, esteja com vocês." versículo 5," Então despertou um grande desejo nos líderes das tribos de Judá e Benjamim, nos sacerdotes e levitas, e em muitos outros para voltarem imediatamente e reconstruírem o templo do Senhor." A pergunta que não quer calar... É, ou não é, as pedras clamando? É ou não é uma demonstração que Deus, não precisa de nós, em nada. Somos nós, que devemos ansiar por Ele, como diz o salmista, "Como a corça anseia pelas águas, eu anseio, eu tenho sede de Deus" Deus, é totalmente soberano, Ele decide o que faz, e como faz, comigo, e com você. Não precisamos orar setecentas vezes, não precisamos ir ao monte de madrugada, não precisamos prometer, quinhentos cultos, não precisamos caminhar mil quilômetros, ou um, para forçar Deus, aos seus desejos. ( mas, se você quiser fazer, pode fazer, e continuarei lhe respeitando, e lhe entendendo) Ele é! Ele reina! Ele tem tudo sob o seu controle. 
.
Então... Qual é a primeira lição que eu, aprendi, que me saltou aos olhos. Só preciso descansar em sua vontade, confiar, que Ele tem o melhor prá mim, apesar de mim. Confiar que tudo está no seu absoluto controle. Se Ele puder contar comigo, e com você, melhor para você, melhor para mim.. Se Ele não contar conosco, Ele vai fazer o trabalho Dele do mesmo jeito. 
.
A segunda lição, e não menos importante que eu aprendi neste texto foi: Muitas vezes como cristão, somos envergonhados pelo testemunho, pelo compromisso muito maior com este Deus, com este Cristo, Naquelas pessoas, que não professam fé alguma, que não andam" arrotando santidade" que não vivem manhã tarde e noite, dentro dos templos , "crentes" que não fazem parte de bancada de evangélicos, que não usam suas trincheiras para atacar o pecador em seus programas de rádio e tv, apontando suas chagas. Deus, trabalha com pessoas simples, que aprenderam com seus pais, com a vida, a amar, a respeitar, a curar as suas feridas, orar por eles. 
.
Estas pessoas que se deixam ser usadas por Deus, com sua influência, como foi o caso do rei Ciro, com seu poder de ação, tomou uma atitude de zelo e cuidado com as coisas, que na experiência dele, faziam sentido a sua fé, ao seu temor a Deus, ( mesmo fora do projeto, e do entendimento de Povo de Deus da época.) Pessoas assim, e outras tantas, bem mais simples, que se deixam ser trabalhadas por Ele, para fazer muita diferença na vida de muitos! Pessoas, instrumento de Deus, para cuidar , tratar, acolher o outro. Este, é o grande objetivo de Deus. Cuidar de gente, cuidar de pessoas. Há um texto que diz:" E, Deus, criou o homem, para o seu louvor e para sua glória" (Ef.1:6). Todos os mandamentos o Mestre dos mestres resumiu em dois. Amar a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo, ao outro, como a nós mesmos. Isto é evangelho de boas novas, e de salvação. Deus, usou o poder do rei, para abençoar todo um povo, Deus, usa a mim, e usa você, para abençoar o outro,. Este mesmo, que está aqui ao nosso lado. O evangelho é simples assim. 
.
Fiquem com Deus! Nesta reconstrução do templo de Jerusalém, tem tanta coisa para a gente pensar....Até breve!  (Facebook)

Nenhum comentário: