quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A Família de Jó

Resultado de imagem para história de jóMe saltou aos olhos! 

No livro de Jó, aprendi muitas coisas! O livro de Jó, para muitos teólogos, é uma grande parábola, escrita por Esdras, para trabalhar diretamente com o povo judeu alguns, dos muitos conceitos e valores. Mas, também não é proibido, ou nada impede de você acreditar, que Jó existiu mesmo como homem, vivendo, daquela mesma forma, e exatamente como está escrito ali no livro. Posto isto, espero compartilhar aqui a primeira lição que me saltou aos olhos, neste livro.

A Bíblia caracteriza Jó, como um homem muito rico, o mais rico de todo o oriente. Pai de dez filhos, sendo sete deles, homens, e três mulheres. Fala também que este homem era , Justo e íntegro, e se esforçava para nunca praticar o mal. 

A primeira observação, a primeira lição que vejo aqui, era a união de toda a família. Diz o texto no verso 4 do capítulo primeiro, que quando um filho de Jó, dava alguma festa banquete, todos os irmãos eram convidados, a estarem juntos celebrando. Havia um ótimo relacionamento entre eles. Por que estou dizendo isso? Quando nós estamos em apertos, na hora da dor, todos são avisados. Nos sofrimentos, todos são convidados a saberem, a orarem, a acudirem, a dividirem as angústias. Nos velórios então, nem se fala, aí é que todos são chamados, convocados mesmo. ( Até nas rádios colocamos os apelos para o enterro.) Nas alegrias não. Nas bodas, aniversários, nós somos muito seletivos. Queremos compartilhar somente com aqueles de quem, somos mais chegados. Muitas vezes, nem aos parentes, nós participamos nossos festejos. Lá em Jó, todos participavam dos momentos melhores da vida de cada um. 

A segunda lição, e penso que é tão importante, ou até mais, que a primeira. As muitas riquezas, o grande patrimônio de Jó, não "subiu pra cabeça" dele. Quando terminava as comemorações em família, nestas festas banquetes, diz o texto que acontecia isso, por vários dias seguidos, Jó, reunia a todos, e agora não mais para beberem ou comerem, mas, para oferecerem sacrifícios a Deus, de gratidão, e para se humilharem (purificação) diante de Deus, O Todo Poderoso. Nós, bem que poderíamos nos atentar todos os dias, para os banquetes em nossas vidas, advindos Dele, como: saúde, proteção, cuidados, e o entendimento do plano de salvação infalível e intransferível, da parte de Jesus Cristo, seu filho, o perfeito Cordeiro de Deus. Quantas vezes temos este entendimento, e ainda assim, não lembramos de tirar os dez por cento do nosso tempo, para as coisas Dele, para a sua adoração. Jó, nunca se esqueceu disso. O tempo para Deus, o seu patrimônio, era também para á adoração do Eterno. 

Hoje, estamos ficando por aqui. 
Fiquem com Deus!  

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Deus nos Usa Sempre

Imagem relacionadaMe saltou aos olhos! 

Penso que é do conhecimento de todos os cristãos, a história da rainha Ester. Esta jovem, estava na terra de Susã, escrava judia, sobrinha de Mordecai, quando tudo aquilo aconteceu com a eis rainha Vasti, agora esquecida por todos. 

Os conselheiros do rei então, estavam encarregados de procurar uma nova rainha para o rei Xerxes. Baixou-se um decreto para os líderes das províncias procurarem moças bonitas, virgens, para virem morar no palácio, para que o rei pudesse escolher dentre elas, uma esposa, para se tornar rainha. E, Ester estava morando com seu tio Mordecai, em Susã. Foi então levada ao harém, e Hegai, o encarregado do local, viu muita beleza nela, e logo quis agradá-la. As instruções para estas moças ficarem aptas, prontas para o rei; elas teriam que passar seis meses com tratamento de óleos de mirra, e mais seis meses, com perfumes e unguentos especiais. Só então, poderiam ir conhecer e estar com o rei. 

Muitas já haviam se apresentado e, agora, era vez, de Ester. Diz o texto, que logo que o rei viu, se agradou dela, pela beleza e simpatia. Também diz o texto, que todos se agradavam dela. Então, faço a seguinte análise: simpática, agradável, prosa boa, humilde. Porque, para cair na graça de todos, havia muito destas características. Não esquecendo da beleza, porque esta, vocês sabem, era fundamental. Quem não gosta de viver ao lado de gente assim? Bem humorada, feliz, pessoa que contagia as outras, com coisas boas? Diz a Bíblia, que ela era assim. 

Os judeus entendiam, que ela fora colocada ali por Deus, estrategicamente para interceder, e ajuda-los, na sua libertação. E, muitos sabem, que houve ali, dias muito difíceis para o dia a dia de Ester. O líder maior do rei Xerxes , passou a odiar os judeus mais ainda, porque o tio de Ester, Mordecai, não se curvava a ele. ( o judeu, entende até hoje, que só se deve honrar, adorar e reverenciar, Jeová, o todo poderoso, e não a homens.) Hamã, o líder do rei, então se enfureceu, e bolou um plano para destruir os judeus, e este plano, iria culminar, com a morte de muitos judeus espalhados por todas aquelas 127 províncias. Mas, antes, aconteceria o enforcamento do próprio Mordecai. ( Até então ninguém sabia que a rainha Ester, era judia.) Estava tudo dando certo, no plano de Hamã, até a hora que Ester, resolveu então, interferir. 

Ela usou de estratégias interessantes. Primeiro: não se desesperou. Ouviu tudo que seu tio sabia, e começou então, pedir a orientação de Deus, para as suas decisões. Segundo: se cercou de pessoas da sua confiança, e delegou responsabilidades. (Quando somos nobres, acolhedores com gente, tenham certeza, atraímos pessoas iguais. Leais, disponíveis, e nobres também.) Terceiro: foco. Não poderia se distrair com outras atividades, outras coisas, outros afazeres. ( Tem pessoas tão desorganizadas, que abraçam o mundo, se cansam fácil, e não produzem nada.) O seu povo, precisava dela, e era urgente! Todas as suas energias e atenção, foram voltadas para aquele fato. Quarto: organização, planejamento. Uma coisa de cada vez. No caso dela, um convite para um jantar, e um pedido ao rei. Depois, um almoço, e a colocação dos fatos. Quinto: dependência total, no descansar em Deus. Se for da vontade de Deus, tudo bem. Se não...tudo bem também. Deus, trabalha de muitos jeitos, o tempo todo conosco. Isto quer dizer, que Ele, é intenso e criativo. Muitas maneiras. 

Qual tem sido a sua maneira de agradá-lo? Qual o grau de intensidade da sua adoração? Sim! Porque em, Hebreus,1:1. diz: "Havendo Deus, falado muitas vezes, e de muitas maneiras diferentes, aos nossos pais....." Quer dizer, um Deus, com muita intensidade para com os seus, e muita criatividade também. Ester, o adorou, honrou, e trabalhou para Ele, o tempo todo, enquanto ficou do seu tempo ali. De muitas maneiras, na coletividade, porque, o sentido de Deus, é o reino Dele. Não é um culto, uma adoração particular. "Tu no seu cantinho, e eu no meu." Não! Nesta história da rainha Ester, nós aprendemos que Deus, supre todas as nossas necessidades, em coisas que nem pensamos. Coisas que nem pedimos. 

Nós mulheres cristãs, temos grandes capacidades! Grandes habilidades! A Bíblia está repleta de mulheres especiais, com exemplos lindos! Até hoje, os judeus celebram a festa do Purin. São dias de muita reflexão, e celebrações para este povo. Talvez, não tenho muita certeza, esta seja, a maior festa judaica. Ela foi iniciada com a participação direta da rainha Ester. 

Todos nós podemos e temos missões especiais para o REINO Dele. 
Qual tem sido a sua? 

Por hoje é só. Fiquem com Deus! 
Concluímos aqui, o livro de Ester. 

Preterida por Caprichos

Resultado de imagem para vasti rainhaMe saltou aos olhos no livro de Ester. 

Volto a compartilhar, a minha dificuldade, em conviver ou viver aquelas práticas e costumes daquela época da rainha Ester, há mais ou menos 400 anos a C. Época esta, de muitos conflitos, muitas guerras, perseguições, e muitas maldades entre os povos daquela região. (Hoje, não mudou muito, mas, tá bem melhor.) Cada povo, preocupado em ostentar, em humilhar, escravizar, e oprimir o outro, para adquirir mais riquezas e poder. Viver ás custas dos pobres, e manipula-los, trás um prazer, uma satisfação muito grande ao opressor. Há governos, a depender dos seus líderes, que só se satisfazem, se assim, o fizer. Temos muitos exemplos na história da humanidade. ( Hoje, o que vivemos, é uma mera coincidência.) 

Posto isto, vamos prosseguir para o contexto de Xerxes e Vasti. Ainda no capítulo primeiro, no sétimo dia do banquete, diz o texto que o rei estava bêbado," alegre", e chamou seus ajudantes, pedindo a eles, que fossem chamar a rainha Vasti, para vir a sua presença, e que desfilasse para todos, a sua beleza. Diz a Bíblia, que ela, era uma mulher muito bonita! Continuou sua ordem, falando que ela colocasse também, a sua coroa real. Só estava faltando este detalhe para fechar com chave de ouro, todos os festejos. Os homens foram, cumprindo assim, aos mandos da majestade, mas, a rainha Vasti, recusou as ordens do rei. Ester:1:12. Não seria diferente. O rei ficou furioso e indignado. O rei então consultou os homens mais inteligentes, pois não fazia nada sem o conselho deles.( até hoje é assim, os governantes, se juntam com pessoas piores.) 

Verso 15." Qual o castigo que a lei determina, para uma rainha que não obedece as leis do seu rei?" Mulheres, prestem atenção, aos detalhes da resposta dada ao rei, dos seus conselheiros. Verso 16."A rainha Vasti, não ofendeu somente o rei, mas, todos os oficiais e cidadãos de todas as províncias do reino". Prestem atenção nos detalhes do texto. Verso 17 "Pois agora, todas as mulheres vão começar a desrespeitar os seus maridos, quando elas souberem o que a rainha Vasti fez" Verso 18. " Hoje mesmo, antes de terminar este dia, as nossas próprias mulheres, vão ficar sabendo o que a rainha Vasti fez, e vão começar a falar do mesmo jeito a nós, os maridos; isso provocará desrespeito e discussão." No final deste capítulo 1, versos 19 a 22, e aí, encerra. Eles então orientaram ao rei, que baixasse um decreto, uma lei, proibindo totalmente a rainha de se apresentar diante dele, em qualquer tempo, ou seja: nunca mais! E, que imediatamente fosse escolhida uma nova rainha para o lugar dela, de esposa e rainha. 

As cartas foram imediatamente enviadas, para cada povo, em sua própria língua, e nestas, determinava também, que cada marido, cada homem deveria governar a sua própria casa com autoridade, e que deveria ser respeitado. Silêncio! Calem-se! Vasti, sumiu aqui, dos escritos da Bíblia. Nunca mais, esta mulher aparece nas narrações bíblicas. ( pelo menos, na minha pequeníssima caminhada bíblica.) 

Lição de número 1. A quem poderia interessar, uma pessoa, que ousou discordar das futilidades, das ostentações,de um rei? Qual seria o raciocínio de todos aqueles bajuladores que estavam ali, objetivando seus próprios interesses? O mais grave. Como pode uma pessoa do sexo feminino, uma simples mulher, ter a ousadia de não querer desfilar sua beleza, suas joias, sua coroa (poder) para mostrar aos outros? Por isso tudo... Foi "banida" aniquilada" de um reinado, de um contexto familiar. 

Eu gostaria de ler algo, de alguma pessoa daquele tempo ( somente ler, porque lá, eu não gostaria de estar.) que tivesse escrito a versão da mulher Vasti, naqueles dias. O que será, ou como será que ela se sentiu, sendo descartada, por seu marido, por sua comunidade, pelos seus empregados? Ela, enquanto mulher, com seis meses de festa, com todo tipo de gente, sete dias de banquete em sua casa, e ainda, teria que, sei lá que horas da noite, ir desfilar para homens embriagados ( havia muito vinho na festa, diz a Bíblia) para mostrar que o rei "pega" todas as mulheres bonitas do mundo." Tenham todos inveja de mim" Como será que ela se sentiu, sendo humilhada, preterida, trocada, e sacada de tudo e de todos? 

Hoje é diferente? Quantas de nós, somos trocadas por um bumbum, por um charminho, ou por uma fantasia de qualquer outra? Quantos conselheiros e conselheiras do mal, estão por aí de plantão, em nome do "cão", e, eu aqui, incluo, pais, sogros, amigos, colegas de trabalho, de faculdade, que ajudam, dão uma mãozinha, ás destruições de: relacionamentos, lares, amizades, empregos, deixando pessoas totalmente destruídas como Vasti, porque estas, não se curvaram, aos seus caprichos? Que sentimento fica, quando alguém sem nenhuma misericórdia, lhe exclui, lhe priva, do mundo dele (a)? E, principalmente quando este, for alguém que você: gostou, amou, cuidou, honrou. 

Pena não sabermos o que aconteceu a Vasti, ninguém escreveu o seu desfecho. Mas, nós podemos escrever o nosso final, e nós escolhemos o rumo da nossa história. Hoje, temos um entendimento á luz de Cristo, o justo juiz, que todos somos iguais diante Dele. Quer gregos, judeus, romanos, brancos, negros, feios e bonitos. Todos temos um valor absoluto, e único Nele. 

Por hoje é só. Fiquem com Deus!  (Facebook)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Primeiro com os de Casa

Resultado de imagem para xerxes festa vasti

Me saltou aos olhos! 

Acredita-se que o livro de Ester, também foi escrito por Esdras, e estamos lendo e percebendo que realmente, carrega um mesmo estilo, um mesmo contexto. É bem interessante!

Todas as vezes que leio este livro, eu agradeço a Deus, por não ter vivido naquela época. Nós mulheres, éramos tratadas realmente como um objeto de desejo, de negociação, exibição, ( Tinha que ser bonita, as feias, não tinham vantagem alguma.) Mulheres para agradarem, o gosto dos homens, e, para a procriação da espécie. Em outras palavras, ninguém se importava, com a nossa opinião, e nem, com nossos sentimentos. 

Agora, aqui para nós... Era o que eles queriam fazer, mas, não conseguiam. Era um mundo, aparentemente masculino, mas, prestem atenção! Tudo, tudo,que eles faziam, ou pretendiam fazer, havia um dedo, um braço, uma língua de uma mulher. Algumas ainda, mais poderosas, usavam o corpo todo e a mente, para se postarem, se fazerem valer, diante do mundo masculino possessivo deles. Isso era feito, com muita classe, com muita maestria, para eles não perceberem, que eram elas que estavam mandando. Coisas de Deus mesmo. ( Tudo isso para não ofender o brio masculino.) 

No capítulo 1, o rei Xerxes, governava 127 províncias. Todos os reis daquela época, gostavam de ostentar. Pelo menos percebo isto no Antigo Testamento. E este, não era diferente. O rei Xerxes , fez uma festa que durou seis meses, e mostrou toda a sua riqueza, e seu poder, para os seus liderados. Após estas celebrações todas, ele então, ofereceu-lhes ainda, um grande banquete. Nos versos 4,5,6, e 7 do primeiro capítulo, eles vão descrevendo as decorações dos ambientes, as comidas, as bebidas, de um banquete de sete dias... 

Prestem atenção! Atenção para a lição de hoje! Ele lembrou de preparar tudo, e todos para este grande momento. Menos, sua esposa Vasti. A lição de hoje, para a nossa reflexão. Como nós, humanos, somos fúteis! Gostamos de aparentar, de mostrar aos outros, que somos felizes, que temos tudo, que podemos muito, que está tudo bem com a nossa vida, que cuidamos bem de todos, "eu sou boa no que faço". Mas, esquecemos, dos pequenos ajustes, dos detalhes, com os nossos de dentro de casa, dos que estão conosco todos os dias. Daqueles que, nos conhecem muito mais que qualquer um, que esteja na "sua' festa. 

É coerente eu ser boazinha, auto astral, simpática, agradável , mão aberta, compreensiva com os de fora? Gente, fazer festa com os de fora, é muito fácil. O apelo é: primeiro, faça festa com os seus, depois, celebre com os outros. 

Amanhã, estaremos vendo o que aconteceu a partir deste banquete. 

Em tempo. Estamos conversando sobre o livro de Ester. Deste livro, pretendo compartilhar três lições, para o nosso viver. 

Fiquem com Deus! Até mais! (Facebook)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Somos Muito Levianos

Imagem relacionadaMe saltou aos olhos! 

Nós somos os mesmos, ontem , hoje, e daqui mil anos. O ser humano, não vai ter jeito nunca! Somente na plenitude de Deus, para aqueles que acreditam como eu, no Céu Eterno. 

Vocês, acreditam que depois de tudo que eles passaram no cativeiro em babilônia, mais de quatrocentos anos de escravidão, sem direito a nada, eles voltam a fazer, o mesmo percurso das irresponsabilidades com os costumes, com suas práticas, com a sua fé, com o seu povo? Depois de Esdras, depois de Neemias, e outros líderes terem organizado tudo em Jerusalém, terem deixado tudo funcionando, segundo os propósitos de Deus, como eles entendiam e acreditavam, Neemias, teve que voltar a babilônia, para concluir seus negócios. 

Passados alguns anos, quando retornou a Jerusalém, o povo já tinha se corrompido novamente. Já estavam profanando o templo, já estavam em coluio com os adversários, já estavam quebrando as alianças feitas entre eles mesmos, e Deus. Capítulo 13:27 " Como permitiremos isso? Como podem cometer essa terrível maldade e ser infiéis a nosso Deus? verso 30 do mesmo capítulo. " Assim purifiquei o povo de tudo que era estrangeiro, dei tarefas para os sacerdotes e levitas e determinei a cada um o trabalho que tinham que fazer." Labutar com gente já é muito difícil. E, labutar com o desobediente, faccioso, corrupto, ganancioso, é pior ainda. Eles tem treitas de "dez jegues" juntos, como se diz lá no Piauí. 

Aqueles a quem Deus levanta como líderes destes, sofrem muito! Por que? Se desgastam muito, adoecem, e perdem tempo e energia com gente que não vai mudar. Gente, que nunca vai somar, gente, que nunca vai abençoar, cuidar de ninguém. Estes, só sabem sugar, usufruir, tirar proveito daquilo que mais lhe interessar no momento. Por que no momento? Porque o "saco da usura" de pessoas com estas características, nunca enchem! Aquele povo, chamado, de "Povo de Deus" estava muito longe dos caminhos, dos propósitos de Deus para as suas vidas. 

Graças a Deus, há sempre um remanescente. Pessoas de Deus mesmo, comprometidas com Ele, e que não se dobram, e nunca se dobrarão aos erros, ás injustiças. Vocês acham que hoje é diferente? Que pena! Não é. Somos assim exatamente. Enquanto houver interesses de nossa parte, estamos nos fazendo de irmãos, cordeiros, bonzinhos, ajudadores ás vistas de quem nos interessa. Exemplos dentro da política:" torço, faço campanha para um prefeito, grito etc". Este, perde as eleições, aí, eu não tenho nenhuma devoção ou respeito por ele. Vou agora adular, implorar, me humilhar para o outro. Por que? Interesses particulares. ( farinha pouca, meu pirão primeiro.) "Correr atrás de algum benefício, porque não posso ter prejuízos". 

Na igreja: não vou ás missas, não vou aos cultos semanais, não me envolvo em nada em prol daquela comunidade. Mas, quando os problemas me cercam, como doenças, morte, tristezas profundas, desajustes no meu lar, aí eu corro para pedir ajuda. Orem pelo meu filho, orem pelo meu casamento, façam uma corrente por isso, façam uma corrente por aquilo, me acudam! Mas, o Deus da adoração coletiva, da ajuda mútua, de caminhada cristã, o Deus do cotidiano, de plantar os frutos bons, para colher coisas boas, não. Isto, eu não tenho tempo. Isto me cansa! Isto me dá trabalho! isto é chato! 

Pergunta: em que somos diferentes daqueles irmãos, de mais de mil anos atrás? Se Neemias vivesse nos dias de hoje, como estaria? Estaria passando as mesmas raivas e decepções. Foi assim lá em Moisés, lembram? O pobre do líder sobe no monte Sinai, para ficar um pouco mais perto de Deus, para tomar algumas atitudes melhores, com a cabeça mais tranquila, decisões essas, para o bem deles mesmos, o que eles fazem? Um lindo bezerro de ouro, para a adoração. Porque todos os livramentos dados por Deus, naquele momento, não estavam servindo mais." Moisés não está aqui....Agora, é do nosso jeito". 

Há porventura alguma semelhança, com o que estamos presenciando em Vitória, capital do Espírito Santoo?" Não tem polícia, não tem comando? Vamos ser ruins! Vamos ser o que somos! Vamos matar, quebrar, roubar e destruir." Como será que, os outros me veem? Como eu, me vejo? Como Deus, me vê? Esta é a nossa reflexão para hoje. 

Terminamos aqui as reflexões sobre o livro de Neemias. Fiquem com Deus!

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Estou Fazendo Uma Grande Obra


Eles enviaram mensagens para que Neemias fosse
encontrá-los em um lugar chamado Ono. Mas
Neemias sabia que eles estavam te...

Me saltou aos olhos! Tem pessoas no mundo, muito difíceis de relacionamento. Estas pessoas são ruins com elas mesmas, e com os outros. Tobias, Sambalate, e Gesém, tinham tudo para serem pessoas boas, agradáveis, porque eram admirados por muitos lá onde viviam. Mas, gente que tem distúrbios no seu caráter, na sua índole, tem sempre a necessidade de diminuir, humilhar o outro, de ciumar pessoas. Ou porque, são doentes mesmo, ou porque são inseguras, mal amadas, e sentem prazer em perturbar, em chamar a atenção dos outros com maldades e perseguições. 

Com a chegada de Neemias, em Jerusalém, e com a capacidade de liderança dele, ele foi se destacando entre os demais, foi mobilizando pessoas para o seu intento, e isto causou, inveja, e ciúmes. Pessoas, quando começam a fazer o bem, pra muita gente, quando começam a receber admiração, respeito e elogios de muitos, quando começam a ganhar destaque; infelizmente, há sempre um, ou outro, para atentar, e trabalhar na contra mão, para diminuir, e apagar a luz do outro. Com Neemias, não foi diferente. Há maldade do ser humano, e no, ser humano é muito grande! A inveja, penso eu, é a pior delas. Tobias, Gesem e Sambalate, não fizeram diferente. Mandaram cartas, para os líderes, falando mal, de Neemias, chamavam uns, e outros, para articularem contra Neemias, e do que ele estava fazendo. E, pasmem! Tentaram usar até os religiosos, pessoas estas, da confiança de Neemias, para destruir o projeto de Neemias. 

No capítulo 6, versos, 3 e 4 diz assim: '"Mas, compreendi que planejavam me fazer o mal; por isso respondi, mandando este recado:" Estou fazendo um trabalho muito importante! Não vejo motivo para eu, suspender o trabalho e ir conversar com vocês." Quatro vezes eles me mandaram o mesmo recado, e sempre dei a mesma resposta". Eu, só escrevi aqui o mínimo da perseguição, sofrida por ele. Aconteceram muito mais! Coisas muito tristes, que estão registradas no livro. Mas, este, não é o foco. 

O que realmente venho refletir, e quero que vocês guardem n'alma é: Que trabalho grandioso, que testemunho tenho dado da grande obra de Deus, em minha vida? Estou realmente ocupado com isso, ou faço tudo do meu jeito, e, só quando estou em crise, é que lembro Dele? Quando nós, estamos no centro da vontade de Deus, estas coisas não nos atingem. Quando fazemos o nosso "dever de casa" corretamente, aprendemos o conteúdo da fé, da dependência Dele! Pessoas que estão ao pé da cruz, não tem tempo para ouvir, e viver fofocas. Pessoas que estão com olhar firmado na rocha, não ficam de clamor em clamor, porque, elas estão seguras. Pessoas, que foram realmente lavadas pela fé, no sangue do Cordeiro, não desejam o mal, não fazem mal a ninguém, não perseguem ninguém, não divulgam coisas negativas dos outros, (até nas redes sociais). Pessoas, que estão com o foco no reino eterno e, não aqui, são bençãos para os outros. 

Então...Põe a mão, na sua consciência aí, que eu, tenho colocado na minha também todos os dias, e me perguntando: realmente estou sendo uma benção, como Neemias? Ou um tropeço como fora outrora, Tobias, Sambalate e Gesém? 

Por hoje, é só. Fiquem com Deus!  (Facebook)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Comando a bem de todos

Resultado de imagem para neemias trombetaMe saltou aos olhos hoje...Neemias, 4:19 " Então eu disse ao povo: " A obra é grande e nós estamos muito separados uns dos outros ao longo do muro. Assim, quando vocês ouvirem tocar a trombeta, devem correr depressa para onde eu estou; e Deus lutará por nós!"

Todo bom líder, bom patrão, bom diretor, todo bom pai, tem coordenadas inteligentes para um bem maior, para o bem de todos. Aquela pessoa, que dirige pessoas, independente do ofício que exerce, da idade que tem, qual o trabalho que essa gente está envolvido, deve sinalizar bem, servir de norte. É você que está coordenando? Deve ter estratégias boas, seguras, equilibradas, postura de líder. Neemias, estava também construindo sua parte no muro, além de liderar todos. Todo bom líder, põe seu coração, sua mente, o seu tempo, sua dedicação, o seu fazer, a serviço de todos. O que não podemos esquecer, ou não devemos esquecer é que: " Deus, lutará por nós". Deus, é quem está lutando por mim, e por você. Ele, tem o controle de tudo, em todos. Você, consegue descansar nisso? 

Por hoje é só. Fiquem com Deus!! Até mais!

Neemias, Disponibilidade, Humildade e Foco

Resultado de imagem para neemias muroMe saltou aos olhos! Neemias, foi usado por Deus, para grandes desafios. Humildade, foco, e estratégia penso eu, foram características muito marcantes na personalidade dele, naquela época. Pelo menos, entendo ser estas, as principais. Depois da notícia dos seus patrícios, ele se entristeceu, ficou alguns dias sem apetite, perdeu peso, e vocês sabem, o semblante fica abatido. Especialmente em alguém bem humorado, motivado, que trabalhava com alegria como ele. Por que estou dizendo isso? No capitulo 2, o rei Artaxerxes, percebe sua tristeza, a ponto de lhe perguntar. Neemias 2:2 " Por que você está com o rosto tão triste? Por acaso está doente?" 

Na continuação então, ele conta o que estava lhe acontecendo. E humildemente, ele exalta o rei, e depois pede, que se fosse com a permissão do rei, ele gostaria de ir, e reconstruir os muros de Jerusalém. E ele continua, com muita humildade pedindo, que se fosse do agrado do rei, ele gostaria de cartas de apresentação.( Ele era escravo) E, também já pediu ao rei, madeiras para o trabalho que estaria planejando iniciar. 

Na continuação do capitulo 2, ele então vai narrando as providências que estava tomando para a grande missão que entendeu de Deus, era pra ele fazer. Esdras, havia reconstruído o templo, com ajuda de todos. Ele agora precisava também dar a sua parcela de contribuição para o fortalecimento, do seu povo, já tão sofrido, e tão humilhado. Haviam muitas guerras, as cidades eram sempre muradas, para a proteção de todos que moravam dentro delas. 

Diz o texto, a partir de versículo 11 do capítulo 2, que depois de três dias que ele havia chegado ali, em Jerusalém, naturalmente cansado da longa viagem, ficou descansando, e observando, o contexto todo de dentro da cidade. Após esses três dias, à noite, ele resolveu sair, da cidade. Não contou a ninguém, somente a alguns homens, e foi fazer um percurso pelas ruínas antigas, para vê a dimensão de todo seu serviço, por onde deveria começar, quais seriam as prioridades para dar início ao seu tão árduo trabalho. 

Depois desta observação, detalhada e estratégica, resolveu então, compartilhar com todos os seus líderes e compatriotas . Quando ele seriamente colocou o seu plano verso 18 " Então falei a eles sobre o desejo que Deus, havia colocado em meu coração.(...) final do texto no verso 18." Eles responderam imediatamente: Ótimo! Vamos reconstruir os muros!" E se encheram de coragem para a realização desta obra." Lições são muitas, mas, vou destacar somente três. 

A primeira é: disponibilidade. Passado a tristeza dele, veio a disposição de ajudar, de fazer alguma coisa por seu povo, por sua nação, pelos seus irmãos. Se colocou diante de Deus. Toda criatura, quando se deixa colocar nas mãos do seu Criador, descansa. Ele então, com a cabeça fria, (porque descansou em Deus) começa enxergar possibilidades." E, se eu fosse, assim, assim... E, se eu fizesse assim, assim... Vou tentar". Se colocou a disposição. 

Segunda lição: humildade. Sem julgamentos, sem muita conversação, com muita humildade, coloca sua ideia, para quem pode lhe ajudar. Não temos que ficar, lamuriando pra um, pedindo oração pra outro, contando para o colegas as injustiças, os complexos, achando que o mundo conspira contra você não. No tempo certo, no controle de Deus, com humildade, use de estratégia para pedir a ajuda para as suas limitações, para os seus impossíveis, ás pessoas corretas. Deus, vai lhe direcionando. Esta direção e dependência Dele, só acontece, quando você descansa Nele mesmo, e tem a convicção que tem tudo sob controle. ( Tem gente que quer as coisas do jeito dela, e fica dando dicas para Deus, como se Deus, não fosse onisciente, e fica pedindo coisas para o seu deleite..) 

Terceira lição. Foco. O foco de Neemias, o seu objetivo, era fazer a vontade de Deus. Pelo menos era assim que ele entendia.. Ter objetivos, no reino de Deus, com certeza, não é o seu umbigo, os seus bens, os seus filhos,os seus jeitos, os seus amiguinhos....Visão de reino, é coletividade, é comunidade, é o outro. Reconstruir um muro, é uma proteção, é um benefício, é um cuidado com gente, com pessoas, com o outro. Se for desta forma, podemos então afirmar. " Porque todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados SEGUNDO o seu propósito, a sua missão". Não é segundo o que eu quero. Deus, não trabalha desta forma. Não é segundo o que eu acho, para o meu prazer, para o meu desfrutar. Tudo, tem que estar de acordo com a vontade Dele, porque esta vontade Dele, é perfeita, é boa, e é agradável E, quando isso chega no coração de todos, acontece exatamente como aconteceu ali. " Ótimo! vamos todos reconstruir os muros!" Em outras palavras. Neemias, este problema, agora, não é só mais seu. Nos atinge a todos. É nosso! É assim que Deus, trabalha com a gente.. Ele quer usar eu e você, para um bem maior! 

Fiquem com Deus! Até a próxima!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A pergunta e o Choro de Neemias

Resultado de imagem para neemias e o reiMe saltou aos olhos na leitura de hoje. Estaremos estes dias com Neemias. Neemias, era o copeiro de Artaxerxes, rei da Pérsia. Em Esdras, o rei era Ciro. agora, nesta nova etapa, vivida por Neemias, este, era o rei. Vocês, estão lembrando que o povo judeu, continuava escravizado em babilônia. Este retorno às suas culturas, às suas terras, acontece, por etapas, se não me engano em três momentos na história. 

O destaque de hoje, vai então para Neemias. No capítulo 1, tem uma narração, onde o irmão de Neemias, e mais alguns outros homens que já haviam voltado à Jerusalém, vieram visita-lo. A pergunta de Neemias foi: " Como estão os judeus que restaram, aqueles que voltaram do cativeiro, e como está Jerusalém?" Verso 3. " Eles responderam: as coisas por lá não andam nada boas; os que sobreviveram ao exílio e estão de volta na província de Judá passam por grande aflição e humilhação. Os muros de Jerusalém ainda estão derrubados, e as portas estão destruídas pelo fogo" Início do versículo 4 diz:" Quando ouvi o que eles disseram, sentei-me e chorei." 

Que pergunta fazemos aos nossos parentes, aos nossos irmãos, aos nossos amigos? Ou, nem isto fazemos mais... Não queremos perguntar, para não nos comprometer, né? Quantos de nós, não nos preocupamos mais com a dor do outro, que está ao nosso lado. Olhamos tão somente para o nosso próprio umbigo, inclusive a igreja de Cristo. ( filhos, cônjuges, clientes, os mais chegados. Somente estes, são os escolhidos por nós.) A resposta, muitas vezes não nos agrada, especialmente se ela vier acompanhada de derrotas, dor, e tristeza. Você, ainda está tendo a capacidade de chorar com os que choram? 

Neemias, ainda escravo em babilônia, copeiro do rei, deixa as suas dificuldades, em segundo plano, senta, e chora por Jerusalém, por seus parentes e amigos ali. As dores, as saudades, os problemas que nos atingem, são pra serem chorados, lamentados, vividos. Somos apenas seres humanos. Não tenham vergonha deste momento de fraqueza, e aparente derrota. Isto, nos faz bem. Isto, nos faz mais sensíveis. Isto, nos faz trabalhar valores, nos faz amadurecer, nos faz tomar atitudes. 

PS. Deste livro, trarei 5 lições para o nosso viver diário. Fiquem atentos! Fiquem com Deus!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Secanias na Vida de Todos Nós

Resultado de imagem para secanias neemiasMe saltou aos olhos, na leitura bíblica de hoje. Esdras 10. Este capítulo, é muito marcante por muitas coisas. Decisões dificílimas teriam que ser tomadas por aquele povo, sob a liderança de Esdras. Mas, Deus, desperta pessoas agradáveis, humildes, inteligentes, e acima de tudo sensíveis e dispostas, que se deixam ser, usadas por Deus, na hora certa, para ajudarem seus líderes, seus grupos de trabalho ,seus amigos que estão em dificuldades. 

Como é bom trabalhar, estar junto de pessoas com este perfil ! Enquanto Esdras estava tenso, triste, com vergonha, inseguro pelo deveria fazer, porque estaria mexendo com as emoções de muitos. Eis que Secanias se aproxima com uma ousadia e segurança e diz: No verso 4, do capítulo 10. " Tenha coragem e diga-nos como deveremos proceder, e cooperaremos em tudo. Portanto, anime-se, e mãos a obra!" Que lindo! Que humana foi esta atitude. 

Vocês, estão entendendo porque precisamos uns dos outros? Nos completamos. Na sua fraqueza, haverá alguém com uma fortaleza. E é na sua fortaleza, que você, poderá ajudar, animar, exortar outros. Bem aventurados somos, quando choramos e somos consolados por outros. Bem aventurados somos, quando nos deixamos ser usados por Deus, para sermos como Secanias, foi para Esdras. Um bálsamo. "Cooperaremos em tudo. Anime-se!" Conte comigo! Conte conosco! Esta foi a lição de hoje. 

Eu, tenho muitos amigos e irmãos assim. Tenho certeza também, que você tem. Continue cuidando deles, para que eles possam continuar cuidando, e zelando de você. Concluímos o livro de Esdras. Fiquem com Deus!  (Facebook)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Corações Gratos

Resultado de imagem para reconstrução do templo de jerusalemMe saltou aos olhos! Vocês sabem, eu estou fazendo novamente a leitura da bíblia toda, e desta vez, eu estou com um viés diferente. Estou tentando trazer a memória algumas coisas, positivas e negativas, que lemos dentro da bíblia, e que nos serve de lições. Olha minha gente, o que eu acho fantástico na bíblia, é que, em se tratando de um livro sagrado, ela não omite, e nem tenta dirimir, disfarçar, ou omitir, os erros, as fraquezas humanas. Como nós somos imperfeitos! Como nós somos limitados! Como nós, somos carentes dos cuidados paternais do nosso Deus! Como nós carecemos das suas misericórdias! 
.
Hoje, me saltou aos olhos, dentro do livro de Esdras, a chegada do povo de Deus a Jerusalém, com o propósito de re-construírem o templo. Lembram que o rei Ciro facilitou tudo? Pois bem: Esdras 2: 64 " Assim, os que voltaram para Judá eram um total de 42.360 homens, 65- isso sem contar 7.337 escravos e escravas e 200 cantores e cantoras. 66- eles levaram consigo 736 cavalos, 245 mulas,435 camelos e 6.720 jumentos. Verso 69 Cada um contribuiu de acordo com suas possibilidades. Capítulo 3:8 a construção do templo propriamente dito começou no segundo mês do segundo ano depois de chegarem ao templo de Deus em Jerusalém. O grupo de trabalhadores era compostos de todos os que tinham voltado do cativeiro para Jerusalém, e estava sob a direção de Zorobabel, filho de Sealtiel, de Jesua, filho de Jozadaque, e de seus irmãos sacerdotes levitas. Os levitas tinham 20 anos de idade ou mais, e foram escolhidos para supervisionarem a construção do templo do Senhor." 
.
O que podemos aprender neste pequeno trecho da palavra de Deus? Primeiro: a gratidão. A alegria daquele povo por estar livre do cativeiro em babilônia, chegando então a Jerusalém com o coração grato. E, neste foco das coisas espirituais, eles produzem muito. O coração da cada um, é levado, é movido as várias contribuições. Detalhe. Diz o texto: cada um, contribuiu segundo a sua possibilidade. Ninguém ficou cobrando, ninguém ficou se achando mais poderoso, ou melhor do que ninguém porque contribuiu mais que o outro. Eles, não estavam de olho no outro, em medir, ou competir. O foco ali de todos, era um mesmo alvo. Todos queriam uma mesma coisa. Reconstrução do Templo. Reconstrução da casa de adoração de todos! Todos estavam voltados para o alto. 
.
Segunda lição. Prepararam todo o dinheiro para a construção, Verso 69 ainda diz: todas as contribuições, eles conseguiram levantar uma boa quantidade para iniciar esta obra." Quinhentos quilos de ouro, e três toneladas de prata, e cem vestes sacerdotais". Tem muita gente, que na pressa do dia a dia, ou nas suas ganâncias emergenciais, não se preparam para suas construções, seus investimentos, e terminam colocando o "chapéu onde o braço não alcança," trazendo muitos e muitos transtornos para eles mesmos, e seus familiares. Sem contar, muitas vezes que ainda pedem emprestado, ao agiota, ao banco, e não conseguem, pagar, e nem terminar o que começou. Coloca toda a sua família em situações muito difíceis. Isto é falta de planejamento! Lá, isto não aconteceu. Havia planejamento, havia liderança, todos acatavam os comandos dos seus líderes. 
.
Terceira lição, e esta talvez seja a mais difícil de achar, ou de fazer hoje, em nossos dias ... TODOS o que haviam voltado do cativeiro, contribuíram, e faziam acontecer." O grupo de trabalhadores era composto de todos os que tinham voltado do cativeiro." Quem trabalhava na obra? Todos os que voltaram do cativeiro. Na obra de Deus, não temos hierarquia, não temos que esperar que os outros venham fazer a minha parte. Todos nós, devemos, temos o compromisso com a obra Dele, o trabalho Dele, a Casa Dele. Todos nós fomos libertos do cativeiro do pecado. Todos somos livres em Cristo! A fé é individual, é intransferível, nos atinge a todos que fomos comprados do cativeiro. Coloquemos pois a mão na "massa" do evangelho! Contribuindo, orando, e fazendo o trabalho Dele aqui, enquanto não voltarmos para o lar eterno. 
.
Até mais! Fiquem com Deus! Estamos lendo o livro de Esdras. (Facebook)