quarta-feira, 6 de março de 2019


O ano passado, escrevi nesta época uma série de reflexões sobre este mês da mulher, focando num viés bíblico, citando muitas mulheres da Bíblia, como referências positivas a nós, deste presente século. Todos estes textos, se encontram no blog: www. boaopiniao.blogspot.com. 

Na verdade, verdadeira, como mulheres desta nação, nós não temos muito o que celebrar, ou festejar sobre o Dia Internacional da Mulher! Nunca se maltratou e matou tanta mulher neste país, como nestes dois últimos anos para cá. São dados comprovados dentro das estatísticas dos órgãos do nosso país. Nós, todos os dias deparamos com maldades e atrocidades feitas a nós mulheres, por estes brasis a fora!! Mexeu com uma menina, uma adolescente, uma moça, uma senhora, mexeu com todas nós! O que dói em uma, deveria, doer em todas brasileiras! Temos sofrido muito nestes últimos anos! Dito isso, gostaria de voltar ao tema mindfulness, que é mais ou menos, o que eu gostaria de conversar hoje. 

Na língua portuguesa, este termo tem sido traduzido como: Mente alerta! Atenção plena! Ou... Plena consciência.O Mindfulness, é um recurso terapêutico muito usado, para diminuir ansiedades. Esta prática advêm das filosofias budistas , cultura milenar, e não está vinculada a um caráter religioso não. Tem todo um caráter terapêutico mesmo! 

Os brasileiros segundo dados da OMS, possuem a maior taxa de pessoas com ansiedade do mundo. Creio que por vários fatores: condições de trabalho, fatores sociais mesmo, falta de maturidade quanto a administração das emoções, e outros... 

Em nós mulheres, foi citado na leitura que fiz,  este diagnóstico-TAG transtorno de ansiedade generalizada acontece muito, pelas preocupações excessivas com a saúde, as finanças, a criação dos filhos, atividades domésticas, a falta de organização das rotinas, a insegurança. Muito comum, e em muito maior quantidade nas mulheres,  a partir de 40 anos. 

Nós mulheres, sofremos muito mais sobrecargas que o homem.  É neste aspecto que venho vos apresentar esta técnica. Nós precisamos encontrar no nosso lidar diário, um tempinho para: respiração diafragmática,  aquela que todo bebê, já nasce sabendo e praticando e que depois nos estresses e barulhos da vida, vão relaxando, esquecendo, e nunca mais utilizando. Este bebê somos nós. 

Outra técnica, tirar um tempo para o relaxamento muscular.  Deitar sozinha no chão, e vai sentindo, cada parte que você puder levantar, ficar um tempinho sentindo e agradecendo a Deus, por aquela parte do seu corpo funcionar bem. Quando você relaxa estes músculos, e membros do seu corpo, você acalma sua mente! 

Organize sua rotina diária em uma lista, cumpra no início 30 por cento, depois vá aumentando a sua capacidade de realização. Dá-se ao luxo de ficar sem barulho nenhum, sem celular todos os dias por duas horas.  Você sozinha! Isto favorece sua capacidade de se concentrar, ajuda você a memorizar as cenas do seu dia de ontem! 

Por ultimo, procure um terapeuta! Acho interessante! Nós mulheres, muitas vezes, gastamos com um monte de remédio para isso, para aquilo, compramos um monte de besteiras para cabelo, rosto, pele, para casa, para filho, e não temos coragem de gastar 150 reais com um terapeuta. As falas são: acho caro demais, meu plano não cobre. Não tenho paciência! Tenho vergonha, porque as pessoas vão pensar que eu tô doida...Não tenho tempo! Não acredito que preciso! 

Quando... É justamente o terapeuta que vai lhe economizar: dinheiro com os remédios, melhoria da auto estima (vai estar com a aparência melhor) equilíbrio para tomar as decisões, quase zerando seu estresse, sua ansiedade. Fortalecimento das áreas de fraqueza nos seus  relacionamentos. Isto é um combo de: mente alerta, atenção plena, e plena consciência! 

Tudo que nós mulheres precisamos neste mundo tão sobrecarregado de coisas que temos todos os dias: lutar por elas, contra elas, a favor delas.  Tomemos cuidado! Quem gosta de nós, somos nós mesmas!

Fiquei por aqui hoje... No amor fraterno!
Cristina Nogueira Mota- março de 2019. 

segunda-feira, 4 de março de 2019

Dica neste mês da mulher...

Resultado de imagem para homem do larDestarte, ressaltamos neste mês, uma necessidade urgente dos homens tomarem consciência de que, não há necessidade alguma, de uma mulher dentro de casa, ficar pedindo ou mandando ou dando sugestão, do que vocês homens da casa, precisam fazer, para um funcionamento agradável da rotina de uma casa! Lugar este, que todos nós bem sabemos como funciona! 

Desde a mais simples casa, à mais chique, tem basicamente a mesma rotina...
Aqui vai algumas delas: encher vasilha de água, colocar na geladeira. Juntar o lixo e, colocar fora. Limpar e organizar uma cozinha, guardar a comida que fica fora do lugar. Organizar as compras, lavar banheiro, varrer a casa, limpar a poeira, arrumar as suas roupas, seus sapatos. Se houver filhos, ajudar em todas as necessidades básicas deste filho, se não houver filho, lembrar que a casa tem seus ambientes próprios, não é para você, fazer da sala, seu quarto, ou cozinha...

Tem marido, ou irmão, ou pai, ou filho, que é espaçoso! Acha que pode beber, ou comer na sala, e ali mesmo, deixar prato e copo. Tem outros, que fazem da garagem, ou escada, ou sala, sua sapateira! Todos os sapatos vão ficando por ali, para uma certa pessoa, quando for guardar os dela, pegar junto, os dele também. Em algumas casas dentro do banheiro tem cesto, para se colocar roupas sujas. 

Há filho, pai, marido, irmão, que não vê. E, se enxerga, é mesmo que nada! Ele continua colocando suas roupas por cima da tampa, ou no chão mesmo, ao lado do cesto. Dentro, nunca! Ele acha uma afronta! E, para completar esta questão do banheiro, para muitos, a cama, é o lugar de colocar a toalha molhada, que ele acabou de se enxugar.

Sou mãe de três homens, e esposa de um homem. (Rsrsrs) Fico bem à vontade, para conversar sobre este assunto com vocês! Penso que consegui fazer um trabalho bom, na vida deles, com relação a isto. Em tempo! Meu marido já veio pronto de casa, pela mãe forte que ele teve, e, a quem, sou muito grata! 

Nesta perspectiva masculina, fico pensando....Não seria bom que inventassem também uma mulher-coach, só para tratar destes detalhes dentro de um lar? Parece que tudo neste mundo, (sem nenhuma pretensão) tem que ter um viés feminino!

A rotina de um trabalho secular, (fora de casa), não nos cansa tanto! O que nos cansa, é a rotina que está plantada atrás desta... Numa casa, não deveria ter espera por parte de ninguém! Todavia geralmente ouvimos...Você, não pediu! Você, não mandou! Você, não sugeriu! Você, não falou nada! Você, você, você... Quem? Você mesmo que está lendo este texto!

Um dia...Há de se inventar um coaching doméstico, e que não seja uma mulher! 


No amor fraterno!
Cristina Nogueira Mota
Março 2019
Facebook