Desde a mais simples casa, à mais chique, tem basicamente a mesma rotina...
Aqui vai algumas delas: encher vasilha de água, colocar na geladeira. Juntar o lixo e, colocar fora. Limpar e organizar uma cozinha, guardar a comida que fica fora do lugar. Organizar as compras, lavar banheiro, varrer a casa, limpar a poeira, arrumar as suas roupas, seus sapatos. Se houver filhos, ajudar em todas as necessidades básicas deste filho, se não houver filho, lembrar que a casa tem seus ambientes próprios, não é para você, fazer da sala, seu quarto, ou cozinha...
Tem marido, ou irmão, ou pai, ou filho, que é espaçoso! Acha que pode beber, ou comer na sala, e ali mesmo, deixar prato e copo. Tem outros, que fazem da garagem, ou escada, ou sala, sua sapateira! Todos os sapatos vão ficando por ali, para uma certa pessoa, quando for guardar os dela, pegar junto, os dele também. Em algumas casas dentro do banheiro tem cesto, para se colocar roupas sujas.
Há filho, pai, marido, irmão, que não vê. E, se enxerga, é mesmo que nada! Ele continua colocando suas roupas por cima da tampa, ou no chão mesmo, ao lado do cesto. Dentro, nunca! Ele acha uma afronta! E, para completar esta questão do banheiro, para muitos, a cama, é o lugar de colocar a toalha molhada, que ele acabou de se enxugar.
Sou mãe de três homens, e esposa de um homem. (Rsrsrs) Fico bem à vontade, para conversar sobre este assunto com vocês! Penso que consegui fazer um trabalho bom, na vida deles, com relação a isto. Em tempo! Meu marido já veio pronto de casa, pela mãe forte que ele teve, e, a quem, sou muito grata!
Nesta perspectiva masculina, fico pensando....Não seria bom que inventassem também uma mulher-coach, só para tratar destes detalhes dentro de um lar? Parece que tudo neste mundo, (sem nenhuma pretensão) tem que ter um viés feminino!
A rotina de um trabalho secular, (fora de casa), não nos cansa tanto! O que nos cansa, é a rotina que está plantada atrás desta... Numa casa, não deveria ter espera por parte de ninguém! Todavia geralmente ouvimos...Você, não pediu! Você, não mandou! Você, não sugeriu! Você, não falou nada! Você, você, você... Quem? Você mesmo que está lendo este texto!
Um dia...Há de se inventar um coaching doméstico, e que não seja uma mulher!
No amor fraterno!
Cristina Nogueira Mota
Março 2019
Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário